A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Econômico de São José, foi beneficiada através do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA do Governo Federal, com mais um instrumento que trará benefícios para a cidade, em especial o setor da Agricultura do município.

Na manhã da última sexta feira, 14/04 na cidade de Barra Mansa, município fluminense localizado na Região do Vale do Paraíba, aconteceu à cerimônia de entrega de 35 caminhões-caçamba a municípios do Estado do Rio de Janeiro com até 50 mil habitantes, pela segunda etapa de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.

Os veículos, doados através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), serão utilizados em serviços de abertura e recuperação de estradas vicinais para facilitar o escoamento dos diversos gêneros da agricultura familiar produzidos nas comunidades rurais dos municípios beneficiados.

De acordo com o delegado do MDA no RJ, José Octávio Fernandes, os 35 caminhões do PAC 2 irão contribuir para que mais de 18 mil pequenos agricultores do RJ conquistem mais renda e melhorem o padrão de vida das famílias rurais.

O secretário de Agricultura Rogério Caputo, falou sobre a importância de receber esse caminhão: “Nossos agricultores agradecem por esse presente, as nossas estradas precisam sempre de manutenção e às vezes não conseguimos chegar até elas com o equipamento necessário. O Governo Federal vem nos ajudando muito através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, já recebemos uma retro escavadeira e agora esse caminhão trucado que pode chegar, mas longe com o material para recuperação das estradas e logradouros – Disse o secretário.

No evento estiveram presentes o Prefeito de Barra Mansa o senhor Jarbas Marins, o Presidente da Câmara de Vereadores o senhor Marcelo os Deputados Federais Luis Sérgio e Áureo, a Deputada Estadual Inês Pandeló, , o superintendente do Incra/RJ, Gustavo Souto de Noronha, Secretário de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) o senhor Felipe Peixoto.

Os caminhões que foram doados em Barra Mansa representam um investimento de R$ 10,5 milhões em recursos do PAC 2, programa que, desde 2012, aplicou R$ 40,5 milhões na aquisição de 55 retroescavadeiras, 30 motoniveladoras e 55 caminhões-caçamba oferecidos pelo Governo Federal para apoiar o fortalecimento da agricultura familiar fluminense.

Data de publicação: 02/04/2014