A Secretaria de Meio Ambiente através do Departamento de Água e Esgotamento Sanitário vem a público esclarecer sobre a qualidade da água distribuída nas redes que abastecem os bairros de Boa Vista, Valverde, Novo Centro, Centro, Parque Vera Lúcia, S...

A Secretaria de Meio Ambiente através do Departamento de Água e Esgotamento Sanitário vem a público esclarecer sobre a qualidade da água distribuída nas redes que abastecem os bairros de Boa Vista, Valverde, Novo Centro, Centro, Parque Vera Lúcia, Santa Fé e Estação.

Os bairros são atendidos pela ETA - Estação de Tratamento da Maravilha, mas devido ao baixo volume de águas, encontra-se atualmente com apenas 20% de sua capacidade.

O DAES de modo a garantir o abastecimento dos moradores, passou a distribuir as águas provenientes de uma reserva particular. A água dessa reserva é capitada e distribuída na mesma linha da estação de tratamento da maravilha, e por isso recebe o mesmo tratamento químico.

Em razão desta água não ser represada, a capitação é feita direta, e devido às manutenções feitas na rede pela prática criminosa de provocar incêndios nas matas e as melhorias que estão sendo feitas no local como a instalação de 02 (dois) filtros e a troca dos tubos da rede, acaba alterando a cor da água em alguns pontos da cidade.

O DAES esclarece ainda que toda água distribuída pelo Departamento é pré-analisada para atender as recomendações exigidas pelo Ministério da Saúde.

A água passa por análise, tudo dentro dos parâmetros exigidos pela portaria 1914/2011, como mostra a analise feita pela Funasa - Fundação Nacional de Saúde na ETA Maravilha em 17/09/2014. (amostra 15)

O fato ocorrido nos últimos dias, em que algumas casas receberam em seus reservatórios águas impróprias para o consumo devido a coloração avermelhada causada pela mistura de lama e detritos, foi causada pelas manutenções e a instalação dos filtros a fim de melhorar a qualidade da água servida a população.

Por esse motivo o DAES pede aos moradores que façam a limpeza em seus reservatórios, como caixas d`água e cisternas para que tenham a água boa e limpa quando a distribuição voltar a normalidade.

Todas as medidas para resolver esses problemas estão sendo tomadas durante todo esse período de estiagem, a fim de manter o abastecimento, O DAES lamenta o desconforto causado pela alteração da cor da água e informa que está trabalhando para sanar de vez este problema.

Em relação à água distribuída na comunidade de Pouso Alegre, como mostra a analise de amostra 17, feita na água de natureza bruta colida no poço artesiano da comunidade em 17/09/2014 , os Parâmetros Biológicos mostram a presença de coliformes totais.

Coliformes Totais - CT: indicam presença de bactérias na água que não necessariamente representam problemas para a saúde.

As bactérias do grupo coliforme são bacilos gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não formadores de esporos, oxidase negativos, capazes de desenvolver-se na presença de sais biliares ou agentes tensoativos que fermentam a lactose com produção de ácido, gás e aldeído, como mostra a informação retirada do site do Ministério da Saúde http://www.aguabrasil.icict.fiocruz.br/index.php?pag=sane

O DAES informa que para solucionar o problema relacionado aos coliformes totais , está sendo adquiridos cloradores visando o tratamento da água.

Reiteramos que é infundada e irresponsável qualquer afirmação sobre a qualidade da água distribuída no município, inclusive pelos riscos de provocar pânico à população.

Ao contrário do que se tenta passar para a população, O DAES garante que não há nenhum risco em se consumir a água distribuída nos bairros onde a distribuição é feita pela rede citada.

Em caso da água distribuída na rede do seu bairro, possuir uma cor fora dos padrões normais, o DAES deve ser acionado imediatamente pelo telefone 2224-2168, para tomar as providências cabíveis.

Obs: Deve ser esclarecido que Coliforme Total não se confunde com Coliforme Fecal ou Escherichia coli.

Data de publicação: 26/11/2014

Compartilhe!