A Vigilância Sanitária e Ambiental do município informa que no dia 29/11/2014 na campanha de vacinação Anti-rábica foram imunizados 3.961 animais.

A adesão da população a Campanha de Vacinação contra Raiva tem mantido o município livre da raiva em humanos e em cães e gatos.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Informações úteis da Vigilância Sanitária:

A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;

Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;

Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;

Nunca provoque um animal;

Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;

Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias;

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;

Identifique o animal agressor e seu proprietário;

Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;

Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com Vigilância Sanitária e Ambiental, no telefone 2224-2241.

Para maiores informações de como prevenir agressões por cães e gatos consulte as formas de Prevenção contra Agressão por Cães

Coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental Marta Couto avisa que, para quem não vacinou seu animal, ás vacinas estão disponíveis na Vigilância Sanitária Municipal.

Data de publicação: 19/12/2014