Dando início a um novo projeto do INEA na região serrana, foi lançado no dia 09 de Dezembro no sítio buraco do sapo de propriedade do empresário Luiz Fernando Izidoro em São José do Vale do Rio Preto, o Programa de Regularização dos Abatedouros.

O Programa que será realizado através de uma parceria entre a SUPPIB e a prefeitura de São José (Secretaria de Meio Ambiente), visa adequar as atividades relacionadas com a indústria, em especial dos abatedouros de frangos e atividades correlatas, às normas ambientais.

A idéia de iniciar esse trabalho com o município de São José do Vale do Rio Preto, que recentemente recebeu a visita do Secretário Estadual do Ambiente, Portinho, está relacionada com o fato de que a região se tornou um verdadeiro pólo produtor de frango, reunindo mais 15 indústrias que trabalham no ramo, e que geram renda para mais de 2.000 famílias no local.

Foi demonstrada também pela atual administração municipal, através do Prefeito José Augusto Gonçalves e o Secretário de Meio Ambiente Alcenir de Oliveira Azevedo, a intenção de se fazer um trabalho ambientalmente correto, com a perspectiva até de se lançar um selo, ou alguma espécie de certificado, em parceria com o INEA, para os abatedouros que estiverem operando dentro das normas ambientais.

O evento foi se iniciou por uma apresentação pelo Coordenador Técnico da SUPPIB, Renato Massa, que esclareceu os empresários presentes sobre os diversos instrumentos do SLAM, e as normas ambientais específicas da atividade, e já aproveitando para distribuir “check lists” e formulários de requerimento, O superintendente Marcus Lima ressaltou a importância da proatividade dos empreendedores, nesse processo, já que, a adequação às normas muitas vezes envolve uma mudança de cultura por parte dos empreendedores. “É preciso que os empresários locais abracem essa ideia, que trará benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a vida das famílias que atualmente dependem dessas atividades”, afirmou o Superintendente.

A participação por parte dos empresários presentes foi bastante proveitosa do ramo dos abatedouros, na presença do Prefeito José Augusto, que afirmou estar à disposição do INEA para auxiliar no que for necessário para o cumprimento desse Programa.

Como forma de dar um exemplo para os demais empresários, ao final do evento, foram entregues 02 Licenças - uma LO (licença de operação) e uma LAS(licença ambiental simplificada) que foram emitidas para 2 empreendimentos que ao longo do ano cumpriram todas as exigências do licenciamento.

Interessante destacar que a LAS foi concedida, foi para um empresário - SJ Industria e Comércio de Subproduto Animal - que desenvolveu um sistema de transformação dos resíduos mais comuns da atividade, como penas, vísceras, sangue e ossos das aves, em outros produtos aproveitáveis pela indústria, como graxa e farinha para alimentação animal.

E a LO para o abatedouro Andriolo Aves Abatidas um dos pioneiros no abate de frango no Município, empresa representada pelo Empresário Fabiano Andriolo.

O objetivo, ao longo do próximo ano, será desenvolver um trabalho juntamente com os demais empresários, visando à adequação de todas as atividades atualmente em funcionamento, às normas ambientais, e eventualmente conceder-lhes as licenças necessárias.

Queremos destacar a incansável luta do Secretário de Meio Ambiente Alcenir de Oliveira Azevedo que ao longo desta gestão, buscou o entendimento e a parceria com o INEA não só o que se refere ao licenciamento mais em outros projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com este órgão.

Data de publicação: 13/01/2015