Começou no último dia 15, o 8º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Assistência Social, que termina nesta segunda-feira, dia 18. O Encontro está acontecendo em Foz do Iguaçu-PR.

Começou no último dia 15, o 8º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Assistência Social, que termina nesta segunda-feira, dia 18. O Encontro está acontecendo em Foz do Iguaçu-PR.

Foram representando São José do Vale do Rio Preto, a Secretária da Família, Ação Social, Cidadania e Habitação, Jaqueline Hiat e o Prefeito Municipal José Augusto. O prêmio “Sustentabilidade Social” é entregue pelo reconhecimento nacional referente aos trabalhos destinados a proteção à criança e ao adolescente (CRAS), respeito e valorização à pessoa idosa e a implementação qualificada do Programa Bolsa Família, entre outros critérios analisados em cada município. Ao todo foram escolhidas 50 secretarias municipais em todo o Brasil para receberem o prêmio de melhores Secretarias de Ação Social.

Para a escolha das secretarias, foram levados em conta os critérios de coordenação das políticas municipais e assistência social; execução das atividades relativas à prestação de serviços sociais; programas municipais; ações visando o desenvolvimento social; diretrizes de proteção e inclusão social; combate à desigualdade social; e o Plano Municipal de Assistência Social.


Secretária Jaqueline Hiat junto do Prefeito José Augusto

De acordo com a Secretária de Ação Social Valeriopretana, Jaqueline Hiat, essa conquista é fruto do ótimo desempenho de toda a equipe da Secretaria, bem como de todos os colaboradores que acreditam no trabalho que está sendo desenvolvido em São José. À equipe de apoio na Secretaria, ela disse que "esse troféu também é de cada um integrante da secretaria", afirmando que todos ganharam junto com ela. A Secretária também agradeceu o apoio que tem recebido dos demais secretários do município, bem como ao Prefeito José Augusto por estar confiando em seu trabalho.

Jaqueline ainda se disse grata pela conquista, primeiramente por causa de Deus, pois é Ele quem lhe guia e lhe guarda. Além de toda família e amigos que tem dado total apoio ao seu trabalho.

A Secretária também citou que o sucesso no trabalho de Ação Social no Município, só tem sido possível graças ao acolhimento da população, que tem recebido cada ação de desenvolvimento da secretaria com muito carinho e estão sendo participativos, valorizando cada vez mais as ações que são para benefícios da própria população.


Secretária Municipal de Ação Social Jaqueline Hiat com Márcia Lopes, ex Secretária Nacional de Assistência Socialdo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Os participantes interagiram em diversas palestras como “SUAS no Brasil 10 Anos”, com Márcia Lopes, assistente social, que traz no currículo cargos como secretária executiva e também ministra da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Outra palestra é a “A articulação entre serviços e benefícios na Política de Assistência Social", com Janice Merigo, mestre e especialista em serviço social e que atualmente é coordenadora de Formação da Escola de Gestão Pública Municipal, em Santa Catarina; e “A Seguridade Social, a centralidade da Assistência Social e sua relação com as demais políticas sociais”, com Yolanda Guerra que foi Assistente social, Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O encontro promoveu também a apresentação de projetos municipais.

O “Prêmio Sustentabilidade Social 2015”, foi entregue aos secretários homenageados, em jantar oferecido aos secretários e participantes do encontro.

(Texto: Fábio Brunno)

(Fotos: Jaqueline Hiat)

Data de publicação: 03/06/2015

Compartilhe!