Aconteceu no dia 09 de junho na Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves a abertura da Semana do Meio Ambiente 2015.

Autoridades municipais, representantes do Inea-Petrópolis (Renato Massa/Maysa Henriques), Secretários Municipais, professores, diretores escolares, estudantes universitários, vereadores e populares em geral estiveram presentes.

O evento começou com a composição da mesa de debate, que foi composta pelo Prefeito Municipal José Augusto Gonçalves; O Secretário de Meio Ambiente Marcio Wermelinger Barbosa; A Secretária de Educação Cátia P. Rento; O Vice Presidente da Câmara Municipal Marcelo Neves; O Diretor do Departamento de Água e Esgotamento Sanitário Antonio Jose Tussoli; e o Representante Inea/PetrópolisRenato Massa.

Como parte da programação, foi exibido o filme “A Lei da Água” Novo Código Florestal que logo após foi feito um debate onde foram discutidos alguns temas retratados no filme, como, a importância da educação ambiental nas escolas, com foco em formar cidadãos cada vez mais conscientes da importância e necessidade de se manter o meio ambiente em condições de equilíbrio, os problemas existentes na legislação ambiental com relação ao “Novo Código Ambiental”, a importância do trabalho conjunto entre a Secretaria de Obras e a Secretaria de Meio Ambiente, construções irregulares, a inadimplência com relação ao pagamento da conta de água (situação local), a captação futura das águas, entre outros assuntos.

A programação em comemoração a Semana do Meio Ambiente segue tendo no dia 13, a partir das 10 horas a visita a Estação de Tratamento de Água, localizada na unidade de Conservação da Maravilha; no dia 20 a partir das 10 horas teremos Caminhada Ecológica na Unidade de Conservação Araponga e no dia 23 fechando a Semana do Meio Ambiente será realizada Caravana Ecológica, que também iniciará as 10 horas, no ginásio Mário Chaves, onde serão expostos diversas tendas com trabalhos e, ou pesquisas da Secretaria de Meio Ambiente, INEA, Comitê de Bacia Piabanha, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Parnaso, Unifeso, IcmBio, Viva Rio, Mosaico Central Fluminense entre outros, neste dia teremos ainda Oficinas e Mini-cursos com temas ambientais(UNIFESO/INEA), bem como peças teatrais e musicais feitas por alunos de escolas municipais.

Todos estão convidados.

Texto: Secretaria de Meio Ambiente