Aconteceu na última quinta-feira 25/06 na sala de conferências do Hotel Fazenda Valverde, a conferência teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade” onde o objetivo central foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção de soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável.

Dezenas de pessoas entre representantes de associações, sociedade civil organizada, diretores, professores, nutricionistas e autoridades entre eles os secretários de saúde Alcides Lopes, de agricultura Rogério Caputo e de planejamento Carlos Limongi participaram da conferência.

Os alunos do Projeto da Sala de Leitura da escola municipal Maria Emília, apresentaram um teatro sobre alimentação saudável e uma poesia sobre saúde e nutrição abrindo a conferência.

Após o teatro foi feita a composição da mesa, a Primeira dama e Secretária de Ação Social Jaqueline, a secretária de Educação Cátia Isidoro, representando as nutricionistas do município a Drª Lívia Rezende Furtado, representando o Legislativo Municipal à vereadora e professora Rosana Raposo e os Conselheiros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar o senhor José Mesquita e a senhora Cátia Cardoso foram convidados.

Feita a abertura a professora e coordenadora nutricional do município Andreia fez a leitura do Regimento da 2ª Conferência Municipal e logo após foi feita a aprovação do mesmo.

A Coordenadora de Saúde Mental do município e também Coordenadora do Núcleo Serrano da Cruzada do Menor Tânia Cristina Isidoro apresentou aos participantes o projeto PAIS – Projeto Agroecológico Integrado e Sustentável, o mesmo é realizado no Centro de Educação Infantil Daschú em parceria com o SEBRAE.

A Primeira dama e Secretária de Ação Social Jaqueline saudou os participantes e ressaltou a importância da conferência para o município.

A secretária de Educação Cátia Isidoro também falou sobre a alimentação saudável principalmente nas escolas e para todos. – “A conferência trouxe a oportunidade de buscar ações para o fortalecimento das políticas de segurança alimentar e agricultura familiar, para que elas possam ser melhoradas e mais presentes na vida da população. É um momento muito importante nas discussões sobre a alimentação, a garantia do direito humano a uma alimentação saudável, levando em consideração práticas alimentares saudáveis e também a sustentabilidade”, disse a secretária.

Logo após o almoço, foi realizado a elaboração das propostas de estratégias de cada grupo de discursão para implementação dos três eixos em nosso município.

O primeiro eixo temático foi: Comida de Verdade, avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar que foi explanada pela Nutricionista Lunna.

O segundo eixo, por sua vez intitulado: Dinâmicas em curso, escolhas e estratégicas, alcances da Política Pública explanada pela Nutricionista Drª Lívia Rezende Furtado.

O terceiro e último eixo intitulado: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi explanada pela representante da Associação Renasce São José a senhora Lucimere Madeira Marques.

Na plenária final foram apresentadas e discutidas as propostas e consequentemente a aprovação delas, foi escolhida as representantes para a Conferência Estadual e finalizando foi feita as homenagens aos conselheiros convidados e a secretária de educação pela parceria no evento.

Data de publicação: 09/07/2015