A secretaria da Família, Ação Social, Cidadania, e Habitação vai inaugurar nesta quinta-feira 02/07 o Creas – Centro de Referência Especializada de Assistência Social. Projeto voltado para o benefício de famílias e indivíduos em situação de ameaça o...

A secretaria da Família, Ação Social, Cidadania, e Habitação vai inaugurar nesta quinta-feira 02/07 o Creas – Centro de Referência Especializada de Assistência Social. Projeto voltado para o benefício de famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de seus direitos como: (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Assim como já temos no município o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, que em parceria com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) que busca o reconhecimento da existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades, agora o Creas que fortalecerá e auxiliará as famílias ao acesso a direitos sócioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública que ofertará serviços especializados e continuados que tem como foco a família e a situação vivenciada e ainda buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações.

Segunda a secretária de Ação Social e Primeira Dama Jaqueline, é motivo de muita alegria mais uma vez saber que o município está recebendo mais esse projeto que irá beneficiar muitas famílias, o Creas vai contribuir para a proteção e o atendimento de famílias que sofram algum tipo de violência, preservando a integridade física e psicológica do assistido, além de total auxílio na inclusão no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme as necessidades.

A secretária disse ainda que o Creas vai ofertar acompanhamento técnico as famílias e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Os serviços ofertados nos Creas vão funcionar em estreita articulação com demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outros órgãos de Defesa de Direitos e do Sistema de Garantia de Direitos, com o intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social às famílias e indivíduos.

O Creas vai ser inaugurado nesta quinta-feira 02/07 a partir das 13 horas, a sede será no antigo DETRAN-RJ na Rua Paulo Franco Werneck, 530 – centro.

Todos estão convidados

Data de publicação: 02/07/2015

Compartilhe!