RIO - Morreu na madrugada desta terça-feira, aos 81 anos, o ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde. Ele estava internado há um ano no Hospital Samaritano, em Botafogo, para tratamento de um câncer na próstata. Segundo amigos, Conde morreu por volta das 3h desta terça. Há sete anos, o ex-prefeito lutava contra a doença. Ele era casado com Rizza Conde, que conheceu durante o curso de Arquitetura, e deixa três filhos.

Com uma carreira consolidada e premiada na Arquitetura, Luiz Paulo Conde entrou tarde na política. Aos 60 anos, assumiu a Secretaria municipal de Urbanismo no primeiro governo de Cesar Maia (1993-1997) e recebeu a missão de estar à frente do ousado projeto do Rio Cidade, que consistiu em diversas intervenções urbanas nas vias mais importantes dos principais bairros cariocas. Ex-simpatizante do PCB, Conde filiou-se ao PFL para suceder Cesar Maia. Foi eleito prefeito no segundo turno, derrotando Sergio Cabral Filho, candidato do PSDB.

Em nota, o ex-prefeito Cesar Maia lamentou a morte de Conde:

“O Rio deve muito ao urbanista, professor e prefeito Luiz Paulo Conde. Especialmente a maior reforma urbana complexa que iniciou e comandou, no asfalto, o Rio-Cidade, e nas comunidades o Favela-Bairro. Um reconhecimento que todos nós cariocas - e o urbanismo - devemos a ele."

Pelo twitter, o secretário Executivo de Governo da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo, também lamentou a morte do ex-prefeito e se solidariezou com a família:

"Dos traços de um dos mais brilhantes arquitetos à dedicação pela cidade onde nasceu e que tanto amava. A história de Luiz Paulo Conde se confundia com vários momentos da história do Rio. E hoje o Rio perde seu ex-prefeito, urbanista. O trabalho de Conde pelo Rio está eternizado no Favela-Bairro, Rio Cidade e pela conclusão da Linha Amarela", escreveu.

Por O Globo

21/07/2015