De acordo com dados do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, nas três maiores cidades da região Serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis, Petrópolis e Cachoeira de Macacu, houve uma queda de 89 postos de trabalho no mês de junho.

Teresópolis teve um saldo negativo de menos 133 vagas de trabalho, enquanto que em Petrópolis o saldo negativo ficou com menos 39 e Cachoeira de Macacu com menos 27 oportunidades de trabalho.

No acumulado do semestre, o maior saldo negativo de vagas de trabalho ficou para o município de Petrópolis com menos 929 vagas, seguido de Teresópolis com menos 341 vagas e Cachoeira de Macacu com menos 138 oportunidades.

Os municípios que contrataram mais do que demitiram, no mês de junho, foram Nova Friburgo com 83 vagas, Bom Jardim com 64 e São José do Vale do Rio Preto com 40 oportunidades.

Já no acumulado do semestre, São José do Vale do Rio Preto, teve o maior saldo positivo de vagas de trabalho, fechando com 178 e seguido de Nova Friburgo com 6. O município de Bom Jardim aparece com saldo negativo na abertura de vagas de trabalho no acumulado do semestre.

O Consultor de RH Oscar Corrêa, explica que esses dados devem ser olhados internamente, observando quais foram as áreas que cresceram e as que tenham reduzido. O consultor destaca que normalmente está havendo uma redução de um modo geral na atividade econômica do país e um crescimento significativo na atividade de serviços. Porém, ele explica que em alguns lugares pode ocorrer o contrário, onde a atividade de serviços reduz e acaba aumentando a taxa de desemprego.

Oscar dá dica para quem perdeu o emprego, ele diz que é hora de pôr a cabeça no lugar e pensar, olhando a crise como oportunidade e ficar atento na criação de novas empresas, como o MEI - Micro Empreendedor Individual, que vem crescendo bastante.

Os setores que mais tem tido oferta de trabalho em São José de acordo com o CAGED, são os de Enfermagem; Agropecuária e Avicultura em Geral - englobando abatedouros; Médicos; e Vendedor de Comércio varejista. As ocupações com menores ofertas, que de janeiro a junho deste ano, de acordo com o relatório, tiveram queda na oferta de emprego, são Operador de Tecidos - que engloba corte, costura e confecção de tapetes; Serviços de limpeza e conservação; Professor de nível médio; Auxiliar de manutenção predial; Motorista de caminhão; e Auxiliar de escritório.

Dados do CAGED mostram que a Construção Civil - que engloba pedreiros, serventes e empresas de construção de modo geral, também está com queda de oferta de trabalho no município.

Confira matéria no Inter TV.

(Texto: Fábio Brunno)

(Fonte: CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)

Data de publicação: 08/09/2015