O governador Luiz Fernando Pezão defendeu, nesta quinta-feira (08/10), a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O objetivo da medida é ajudar os municípios a superar a crise financeira.

– Luto por mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal há muitos anos, desde que era prefeito em Piraí. É uma lei extraordinária, ninguém quer contestá-la, mas tem aspectos que não foram discutidas com o movimento municipalista. Como o município vai se adequar à lei com a perda de receita? – explicou o governador, no Congresso Fluminense de Municípios e I Encontro Regional de Municípios. Pezão também destacou a importância de os prefeitos se unirem em prol das alterações na LRF. – Muitas lutas nossas só são resolvidas dentro do Congresso e temos que estar juntos lá, reivindicando e pedindo. Já venho fazendo esse trabalho com os governadores, estamos juntos pelo menos duas vezes por mês. Esse trabalho também tem que ser feito pelos prefeitos. É na associação que a gente cresce. É utopia achar que vamos resolver tudo sozinhos – ponderou Pezão. Anderson Zanon, presidente da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), destacou o Pacto Federativo como protagonista do debate: – Realizamos esse encontro entre os prefeitos a cada dois anos para debater temas importantes para os municípios. Desta vez, nossa pauta principal é a rediscussão do Pacto Federativo, já que hoje os municípios ficam na ponta do pacto e não recebem recursos suficientes. O prefeito José Augusto participa do 5º Congresso Fluminense dos Municípios, em busca de repassar os problemas que o município vem passando nesse período, uma das prioridades é a reconstrução da Estrada RJ 134 - Silveira da Motta e a continuação das obras paralisadas no município e a manutenção da folha. O congresso foi promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) em parceria com a Aemerj. Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social do Estado.

Data de publicação: 19/10/2015