Voluntária da Defesa Civil desde 1988 depois de passar por quatro episódios de deslizamentos, Maria Dirlene Corrêa, 65 anos foi uma das pessoas que compareceu à palestra inaugural do Morar Seguro do programa SOS Habitação nesta terça-feira (03.11) à noite no plenário da Câmara de Vereadores em São José do Vale do Rio Preto.

O programa de prevenção que reúne os corpos técnicos das secretarias de Defesa Civil e Habitação do Estado promove até o final do mês palestras com líderes comunitários das cidades de Teresópolis, Areal, Nova Friburgo, Três Rios e Bom Jardim. O SOS Habitação foi lançado dia 23/10, em Petrópolis.

Natural de Petrópolis, Maria Dirlene enfrentou a primeira enchente em 1960 quando perdeu a casa. O incidente se repetiu ainda outras três vezes em endereços diferentes até que ela se mudou para a vizinha São José. Desde então atua como voluntária da Defesa Civil. “Muito bom o programa que chega à nossa cidade e que ele seja estendido a todo o Estado. A prevenção é nossa maior aliada”, destacou.

Com distribuição de cartilhas e a reprodução da palestra em DVDs, o SOS Habitação está formando líderes comunitários para tornar moradias e, consequentemente, toda uma comunidade, segura. “A meta é que as informações sejam replicadas nas comunidades e também nas escolas”, afirma o secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi.

A palestra teve a presença de presidentes de associações de moradores de bairros como Santa Fé, Jaguara e Brucuçu, líderes religiosos, associações de classe e autoridades municipais.

O SOS Habitação é um projeto-piloto que está sendo realizado inicialmente em sete cidades serranas – as mais atingidas pelas chuvas de 2011 – e que o governo vai estender a todo o Estado.

O material distribuído contém informações básicas para tornar habitações seguras com ênfase na preservação do meio ambiente e ações simples como plantio de vegetação correta e a abolição da prática de intervenções inadequadas em barrancos.

Fernando Geofrroy, chefe de gabinete da Prefeitura do município representou o prefeito de São José no lançamento do programa. “As secretarias de Habitação e Defesa Civil podem contar com a administração municipal para a disseminação do programa”, declarou.

“Importante que o programa seja executado com a Defesa Civil municipal”, destacou o secretário de Defesa Civil de São José, Itamar Vianna, frisando ainda que a parceria vai se estender além do SOS Habitação. “Estamos de portas abertas para realizar ações preventivas na área e queremos receber mais programas como este”.

Ezequiel Portugal, diretor técnico da Defesa Civil de Areal também participou da palestra em São José ainda que também tenha estado no lançamento do programa, em Petrópolis. Sua cidade vai receber o programa na próxima quarta-feira (11.11). “O conhecimento transforma a cultura e precisamos, além de estar preparados para incidentes investirmos na prevenção para mitigar os desastres”, afirma.

Texto: Secretaria de Estado de Habitação

Fotos: Decom SJ