Na manhã da última terça-feira 05/01, aconteceu nas dependências da sala de reuniões da Secretaria de Saúde,reunião para apresentação do Plano de Contingência contra o mosquito da dengue no município de São José.

Na manhã da última terça-feira 05/01, aconteceu nas dependências da sala de reuniões da Secretaria de Saúde,reunião para apresentação do Plano de Contingência contra o mosquito da dengue no município de São José.

Uma apresentação feita pelo secretário de defesa civil do município Itamar Viana, mostrou o aumento no número de mortes causadas pelo mosquito da dengue no Brasil nos últimos anos. E segundo o secretário, 2016 não será diferente se as ações não começarem imediatamente a serem feitas em todo o País.

Ainda sobre a apresentação, foi mostrado os males causados pelo Zika Vírus também transmitido pelo mosquito da dengue, que terá um aumento significante de casos no Brasil segundo o Ministério da Saúde, de 150 em 2015 para 20.000 casos em 2016. Devido a isso o Governo Federal, decretou estado de emergência sanitária nacional em razão de um surto identificado em Pernambuco de nascimento de bebês com microcefalia, malformação que causa sérias deficiências de desenvolvimento.

Na reunião, ficou definido que o município tem a necessidade de lançar um plano de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue da febre chikungunya e do Zika Vírus, tendo em vista que no ano passado a cidade entrou para a lista de municípios com epidemia de dengue, e a previsão para este ano é que o número aumente, se nada for feito.

A reunião inicialmente, reuniu os secretários responsáveis pelas ações diretas ao combate ao mosquito da dengue, Alcides Lopes secretário de Saúde, Itamar Viana secretário de Defesa Civil, Carlos Rampini secretário de Agricultura, Márcio Wermelinger secretário de Meio Ambiente serão os responsáveis por deliberarem juntos aos demais secretários, o cronograma de ações a serem feitas no município.

Inicialmente ficou definido que cada secretaria, associação ou entidade convidada, será representada por 02 ou mais voluntários cada uma. Uma nova reunião foi agendada para a quinta-feira 07/01 ás 10h00, na sede da Defesa Civil, para a apresentação dos novos convidados e voluntários que farão parte do Plano de Ações ao Combate ao Mosquito da Dengue.

O próximo passo será levar a apresentação do Plano de Contingência Contra o Mosquito da Dengue nas comunidades, Igrejas e escolas, para que TODOS possam estar incluídos nesse projeto.

Segundo o secretário Itamar – “Vamos convocar os líderes das instituições e das comunidades para estar juntos nesse processo. Esse trabalho é responsabilidade de todos nós, se eu não fiscalizar o meu espaço e ajudar a fiscalizar o espaço do meu vizinho não vai adiantar de nada. O mosquito não vai escolher quem será infectado, todo o município corre o mesmo risco. Vamos nos unir para vencer esse mal.” Disse.

Para o secretário de Saúde Alcides Lopes só com a ajuda das comunidades é que vamos diminuir os números do ano passado, temos que ser responsáveis em ao menos fiscalizar diariamente onde possa a ver focos do mosquito. - “Já estamos nas ruas com o nosso cronograma de trabalho, a nossa equipe já está orientando os moradores com folhetos e cartazes e já estamos nos preparando para avançar nas comunidades, com esse Plano de Contingência vamos buscar diminuir significativamente os casos em nossa cidade, mas precisamos que TODOS estejam envolvidos. Estamos adquirindo kits de exame rápido para que os pacientes sejam diagnosticados na hora, inicialmente serão feitos no hospital os exames. E futuramente vamos distribuir os kits nos postos de saúde, isso irá diminuir os atendimentos no hospital. Nosso objetivo este ano é fazer mutirões em comunidades onde tivemos os maiores números de infectados no ano passado.” Falou Dico.

A reunião teve a participação ainda dos secretários Fernando Geofroy chefe de gabinete, Rogério Caputo secretário de planejamento, os diretores de agricultura Cláudia Miranda, saúde Betânia Oliveira, comunicação Mauricio Passos, Radio Ativa Fábio Guerra, da saúde Maria da Penha e Márcia, representando a secretaria de obras Douglas Morelli, Claudia Pacheco Administração Pública e os vereadores, Lucas Rabelo, Marcelo Neves e Carlos Alberto Luri também estiveram presentes.

Na próxima semana, será divulgada as primeiras ações do Plano de Contingência Contra o Mosquito da Dengue.

Data de publicação: 14/01/2016

Compartilhe!