A Prefeitura Municipal de São José do Vale do Rio Preto através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura CONVIDAM a todos os proprietários ou possuidores de imóveis rurais, para PALESTRA de esclarecimento sobre o CAR - Cadastro Ambiental Rural, que será realizada no Ginásio Municipal Mário Chaves em Águas Claras, no dia 22 de janeiro de 2016 ás 15h00.

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estadual e federal.

Você proprietário rural não pode faltar, no próximo dia 22 sexta-feira, ás 15h00 no Ginásio Municipal Mário Chaves em Águas Claras.

Data de publicação: 25/01/2016