Na manhã de hoje, dia 20/02, aconteceu na academia de saúde em Pouso Alegre o “bate papo” com o SAMU, juntamente com a equipe da Unidade de Saúde da Família da localidade e a Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Essa parceria teve como objetivo explicar a população como funciona esse sistema. No ano de 2017 a gestão conquistou a verba para custear as despesas do SAMU e junto a verba a grade de Rede de Urgência e Emergência foi pactuada, ou seja, uma vez o resgate realizado pelo SAMU o paciente é levado ao Hospital Maternidade Santa Terezinha onde o mesmo é estabilizado pela equipe do Hospital, e caso haja necessidade de transferência, a central do SAMU regula esse paciente.Com a pactuação da grade, a referência para onde levar o paciente foi adquirida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível Essa programação se estenderá a todas as Unidades de Saúde da Família do Município!

Data de publicação: 20/02/2018