...

A fim de alavancar a agricultura familiar do Município, no dia 20/02 (quarta-feira), o Vice-Prefeito Marcelo Baggio, a Secretária de Agricultura Juliana Virginio, e o Presidente da Associação dos Agricultores Familiares José Batista de Souza, foram até a Superintendência do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pesca no Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar alternativas para deixar a agricultura local mais competitiva.

Na reunião, também foram discutidos temas sobre avicultura, como o transbordo do milho, onde se tem expectativa que o Ministério possa apresentar medidas para tornar mais viável e menos oneroso o transporte do milho para a cidade, considerando-se o custo do mesmo e impacto na produção avícola.
O Superintendente do MAPA, Gilberto Alencar, se demonstrou solicito às necessidades do Município e se dispôs para auxiliar nas demandas e no novo cenário onde a agricultura familiar busca se estabelecer.
A Secretaria Municipal de Agricultura, já em parceria com o MAPA, buscará trazer para a cidade treinamentos e projetos estratégicos para diversificação dos produtos da cultura local, bem como incentivar os agricultores familiares a beneficiarem seus produtos, a fim de atenderem ao mercado local. A Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, entende que o mercado consumidor de São José deve aumentar o consumo dos produtos locais, o que permitirá o crescimento e maior renda na agricultura familiar. No entanto, foi debatido na reunião que deve ser prioridade o investimento em inovação e tecnologia no campo para atender a novos nichos de mercado, ao consumidor que quer um produto de qualidade, que foi produzido com boas-práticas, com rastreabilidade, um produto de cadeia curta, que foi produzido perto e está fresco, um produto com boa apresentação, o que permite ao produtor ter maior renda pelo produto ter maior valor agregado.

Data de publicação: 26/02/2019