...

Programa vai ampliar o acesso a recursos financeiros e a criação de projetos de agricultura sustentável.

Produtores e empresários rurais de São José do Vale do Rio Preto e municípios da região têm encontro marcado na quarta-feira (24) às 15h. O motivo é a apresentação do financiamento da agricultura de baixa emissão de carbono no Rio de Janeiro, acesso ao crédito rural e os ganhos econômicos trazidos pelo Plano ABC para o estado do Rio. O encontro gratuito será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São José, no Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (24) 2224-1427 ou 99227-0818.

O evento é uma realização do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios e região (Sindal), Firjan e Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto.

O Plano ABC-RJ para a consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura do Rio de Janeiro, pretende estimular novas formas de produção sustentáveis que aliam o aumento da atividade econômica e rural, fortalecimento da segurança alimentar e a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Entre os últimos estados da Federação a aderir ao Plano, o Rio de Janeiro lançou o programa em março de 2018 e estipulou metas ousadas até 2030: recuperação de 180 mil hectares de pastagens degradadas; implantação de Integração Lavoura-Pecuária-Florestas em 46 mil hectares e; o aumento da área de florestas plantadas em pelo menos 100 mil hectares.

Os projetos terão linhas de crédito específicas: financiadas pelo Banco do Brasil, editais de inovação e acesso ao Sebraetec. Produtores e técnicos serão capacitados pelo SENAR e Embrapa Gado de Leite.

Segundo a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio do município, Juliana Virgínio, São José do Vale do Rio Preto tem sua economia voltada para a agricultura e cerca de 1.200 produtores rurais poderão se beneficiar com a iniciativa. “O Plano ABC vem ao encontro das necessidades e novas tendências do mercado produtor, já que é indispensável para se tornar competitivo ter acesso ao crédito e ampliar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis a fim de promover a mitigação das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Juliana.

“A sustentabilidade e a grande produção avícola, atributos que destacam a cidade no cenário estadual, exigem que novos sistemas de produção sejam adotados para garantir a preservação dos recursos naturais”, completou a secretária.

Dessa forma, a explanação minuciosa do Programa e a presença de técnicos na reunião do dia 24, são essenciais para orientar os produtores rurais sobre esta linha de crédito que muito tem a acrescentar no aquecimento da produção na cidade.

Todo o processo teve início em abril de 2016, durante o evento sobre o fortalecimento da Bacia Leiteira do Centro-Sul Fluminense. Segundo o presidente do Sindal, Alceir Corrêa, que também ocupa a presidência na Firjan Centro-Sul, o programa vai ampliar o acesso a recursos financeiros permitindo um novo suspiro para a cadeia produtiva rural da região. “Há muitos recursos a serem disponibilizados pela União e, por isso, é preciso difundir estas informações e qualificar pessoas para que os projetos possam alcançar as verbas e movimentar toda economia do interior do Rio”, destacou.

Em âmbito nacional, o Plano ABC é gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No estado do Rio, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento e tem a Firjan na secretaria executiva. Ainda integram o grupo o Banco do Brasil, Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Sebrae-RJ, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Data de publicação: 17/04/2019