...

No dia 24 de abril, última quarta-feira, mais um evento de sucesso contou com o comparecimento expressivo de mais de 50 produtores rurais e empresários do Município que se reuniram para falar sobre as diversas linhas de Crédito Rural, em especial o Plano ABC. O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca, Indústria, Comércio e Expansão Econômica em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o Sindal (Sindicato das Indústrias de Alimentação) e o Banco do Brasil.

Inicialmente foi apresentado pelo Engenheiro Agrônomo do Banco do Brasil, Luciano Gonçalves de Lima, o cenário agropecuário do Município, que destacou o fato da cidade ser reconhecida como hortifrutigranjeira com as produções em larga escala de chuchu, frango, ovos, café e as produções familiares de diversas culturas.
No âmbito do Plano ABC, destacou-se a importância do estímulo à agricultura de baixo carbono, política que tem por objetivo disponibilizar uma linha de crédito específica para auxiliar o produtor na conservação do solo e dar sustentabilidade a esta mudança de cultura e mindset, apoiando a recuperação de áreas de pastagem degradadas e implantando o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (famoso sistema ILPF).

Foram discutidas as linhas de crédito para o público Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), bem como as linhas para Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) e demais produtores rurais.

Dentro das oportunidades para a região serrana destacou-se o potencial do cultivo do Lúpulo, matéria-prima que exerce papel essencial por conferir o amargor e o aroma a muitas cervejas, e que vendo sendo pesquisado por um grupo específico de autoridades, pesquisadores, envolvendo entidades como Ministério da Agricultura, Embrapa, Emater, produtores da região e que conta também com a participação e entusiasmo do Município, da Secretária de Agricultura, Juliana Virginio, neste que poderá ser um novo caminho para a agricultura local.

O Presidente da Firjan Centro Sul Fluminense, Alceir José Corrêa, contou sua relação com o Município, o quanto ele viu a cidade e produtores evoluírem, e de forma muito didática trouxe material audiovisual que mostrou o quanto a busca por informações, parcerias e tecnologias, transformou a realidade de cidades e estados, e colocou à disposição a Firjan e o Sindal para novas parcerias, a fim de auxiliar no desenvolvimento rural e expansão econômica.

No tempo aberto às dúvidas foram discutidas as possibilidades de financiamento na região, o final da safra 18/19, e as novas possibilidades que virão na safra 19/20. O Gerente Geral do Banco do Brasil, Rafael Oliveto de Carvalho, manifestou total apoio ao setor agropecuário de São José do Vale do Rio Preto, abrindo as portas do Banco do Brasil para o Produtor Rural.

Data de publicação: 01/05/2019

Compartilhe!