...

A Secretaria Municipal de Saúde vem oficialmente esclarecer que desde 2014, por determinação do Ministério da Saúde, o município de São José do Vale do Rio Preto não administra e nem oferece nenhum tipo de soro antiofídico.

A explicação é que a produção e distribuição de soro foi reduzida em decorrência a adequação aos padrões de boas práticas de fabricação exigidas pela Anvisa e problemas no abastecimento de matérias primas, o que ocasionou uma diminuição considerável no repasse aos estados e consequentemente aos municípios.

Diante do quadro limitado, somente município com população superior a cem mil habitantes receberão as doses e atenderão os municípios menores.

Sendo assim, não se tratando de uma opção municipal, mas de uma determinação do Ministério da Saúde, os pacientes são encaminhados para os polos de referência.

Data de publicação: 24/10/2019