...

“Informo que o médico que esteve de plantão no dia 28/02/2020, não apresenta nenhum sintoma compatível para suspeita do CORONAVÍRUS, o mesmo informou no começo do plantão que esteve no aeroporto e estava apresentando quadro leve de odinofagia (dor de garganta), não apresentando mais nenhum outro tipo de sintoma. Pelo protocolo enviado pelo Ministério da Saúde sabemos que para ser um caso suspeito o paciente deve apresentar pelo menos um dos sintomas: febre, diarreia, dor de garganta, mialgia e prostração (sinais típicos de um resfriado comum), porém um ponto crucial para que seja levantado uma hipótese diagnóstica tão grave como essa é o contato com pacientes que estiveram fora do país pelo menos 14 dias atrás (países que estão com alto índice de casos confirmados – China, Itália, Corea do Sul, França, Camboja, Tailandia, Nepal, Japão, Sri Lanka, Alemanha, Cingapura, Vietnã, Malásia, Canada e Estados Unidos). Logo, solicito que toda esse alarde seja encerrado, pois não há nenhuma evidencia clínica de contaminação do médico que encontra-se no plantão”. Afirma a diretora médica do HMST, Dra Marcelle Caramêz.

A secretaria de saúde na oportunidade, informa ainda que está em alerta máximo e vem acompanhando e implantando todas as orientações passadas através de normas técnicas do Ministério da Saúde para enfrentar este novo vírus.

Nesse sentido a secretária de saúde, Rafaella Rampini, esclarece a população que não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contagio

Medidas de prevenção:

- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos

- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir

- Evitar ambientes com muita aglomeração

- Utilizar álcool em gel nas mãos

O que fazer em caso de suspeita:

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos confirmados de coronavírus:

- Cubra o rosto com máscara

- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima

- Siga as orientações dos profissionais de saúde

- Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos.

Data de publicação: 29/02/2020

Compartilhe!