...

No dia 19 de novembro do corrente ano aconteceu o Ensaio Pedagógico sobre Inclusão Escolar onde a Secretaria de Educação e a equipe pedagógica das escolas, reuniram-se com a preocupação em discutir o processo de inclusão escolar e como o mesmo viabiliza reflexões que possam interferir nos caminhos pedagógicos dentro do espaço educativo.

No Brasil, “os avanços da educação inclusiva mostram que os sistemas educacionais estão em processo de transformação e já refletem uma visão que transpõe a concepção tradicional de ensino, alterando o paradigma da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais”, conforme cita o Ministério de Educação.

O Município de São José do Vale do Rio Preto, também em processo de reflexão e de transformação vem buscando adequações e práticas para sua rede de ensino.

A Secretária Municipal de Educação, Rafaela Teixeira da Silva, tem proporcionado ações de inclusão escolar, oferendo cursos e orientações aos funcionários da rede. Este ano foi encaminhado às escolas municipais orientações para implantação do PEI (Plano Educacional Individualizado), seguindo as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. As diretrizes implantadas pelo Município, segue a orientação da professora Simone Silva de Oliveira, responsável pelo Setor de Inclusão Escolar, visando proporcionar momentos de reflexão para desenvolver a prática pedagógica, atendendo à diversidade das necessidades educacionais dos alunos.

Data de publicação: 06/12/2018