...

O ultimo domingo (08/09), aconteceu o desfile cívico em São José. O evento alusivo ao 7 de setembro, demonstra o patriotismo dos nossos atos e nas nossas práticas diárias, tendo respeito pela nação. Neste ano o tema trabalhado pelas escolas foi “O movimento emancipacionista e a iniciativa de homens e mulheres que impulsionaram a força de São José”, com o intuito de reconhecer e valorizar os cidadãos valeriopretanos que lutaram para que São José do Valo do Rio Preto deixasse de ser distrito e se tornasse um município independente almejando um futuro próspero.

Em um breve, porém belíssimo discurso a Secretária de Educação Rafaela Teixeira da Silva, ressaltou a importância dos alunos conhecerem as personalidades responsáveis pela emancipação do município.

O Prefeito Gilberto Esteves, a Secretária de Educação Rafaela Teixeira da Silva e o Presidente da Câmara Municipal Francisco de Lima Bulhões hastearam as bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro e do Município. Durante o hasteamento foi tocado os hinos nacional e municipal pela Sociedade Musical Lira Santa Cecília, o hino do município foi interpretado em libras pelos alunos da Escola Municipal de Libras.

As Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil apresentaram a importância e benefícios conquistados a partir da emancipação para o todo o município e ainda homenagearam personalidades que lutaram que a emancipação fosse uma realidade nos dias atuais.

Em um dia repleto de conhecimento e emoção foram homenageados os senhor Benício Scali da Silva, Malagute de Souza Domingues, Vanderlei Pereira da Silva, Estêvão da Rocha Branco Filho, Antônio Ilário José da Costa, Mário Ferreira Dias, José Hansen, Raul Ferreira Isidoro, Nelson Evangelista do Carmo, Celso Rampini do Carmo, Marcílio Andriolo Machado, José Jackson Panaro Dias, Arleto José de Araújo, Eurides da Silva Teixeira, Josemar Contage, Carlos Alberto Limongi, José Carlos Pereira de Freitas Gilberto Martins Esteves, atual prefeito do Município, Manoel Martins Esteves, ex-prefeito, Reisinaldo Martins Esteves, Antônio Martins Ramos, Alcir Martins Esteves, José Esteves Machado, Antônio Figueiredo, Avelar Archangelo Morelli, João José do Couto, Paulo Cabral da Ponte, Gerson Cabral da Ponte, Benedito de Medeiros Zimbrão e Oldemar de Medeiros Zimbrão, Jamyl Carin, Nelson Sabrá, João Batista Teixeira e as senhoras Neuza Andriolo Machado, Zilma Andriolo Machado, Marinês da Glória Vianna, Fernanda Geoffroy, Laura Lopes Teixeira, que trabalharam ativamente em prol desta liberdade política.

Além das Escolas e Creches, participaram também do desfile O Projeto da Assembleia de Deus - Pastor Júlio, o Projeto Quebrando o Silêncio, a Banda Associação Cultural “Eu Não Espero Acontecer”, o Clube Os Desbravadores (Areal/São José Do Vale Do Rio Preto).

E hoje, após 32 anos de emancipação, continuamos TODAS e TODOS dizendo SIM a uma São José com mais dignidade, valorização às nossas raízes, sejam elas econômicas e culturais. Continuamos almejando mais saúde, cultura, lazer, emprego, para que assim o povo valeriopretano tenha o desejo de aqui estar e aqui permanecer.

Data de publicação: 12/09/2019