SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO, PESCA, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EXPANSÃO ECONÔMICA

Alimentação escolar e agricultura familiar

A agricultura familiar é responsável por boa parte da produção de alimentos consumidos nas Escolas Municipais, sendo fundamental para promover a segurança alimentar e nutricional. A aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o PNAE (Programa de Alimentação Escolar), contribui para ofertar uma alimentação saudável e adequada, respeitar a cultura e as tradições locais, formar hábitos alimentares saudáveis, alcançar o desenvolvimento sustentável e adquirir gêneros alimentícios diversificados, produzidos localmente; além de ser um meio de combate à pobreza rural, diminuição do êxodo rural, geração de renda, desenvolvimento da pequena produção agrícola, comércio movimentando a economia e impulsionando o desenvolvimento do município.

Importância da AF para o PNAE
PNAE amplia as possibilidades de melhoria da qualidade da alimentação servida, já que adquire gêneros alimentícios diversificados e saudáveis, em consonância com os hábitos alimentares da região, além de proporcionar maior desenvolvimento local de forma sustentável e ser uma fonte de renda e escoamento da produção da agricultura familiar.

AF desenvolvimento sustentável
A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivos, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético. Dessa forma, o apoio a estes agricultores como forma de estimular a produção de alimentos sustentáveis é considerado essencial, não só por sua capacidade de geração de ocupação e de renda, como também pela maior diversidade e oferta de alimentos de qualidade, menor custo com transporte, confiabilidade do produto, preservação do hábito regional e da produção artesanal, promovendo uma conexão entre o campo e a cidade.

Compra direta da agricultura familiar
Com a compra direta da agricultura familiar, o Município incluiu na alimentação escolar alimentos da região, respeitando os hábitos alimentares e a cultura local, possibilitando oferecer mais opções de preparações e cardápios mais nutritivos, com grande variedade e regularidade na oferta dos produtos.

Aquisição de alimentos da agricultura familiar x Benefícios para Alimentação Escolar
Alimentos variados que antes não eram adquiridos via licitação (devido a logística, baixa qualidade, dificuldade no armazenamento e entrega das empresas), passaram a ser incorporados nos cardápios, como por exemplo a mandioca, o milho verde, a mexerica, o caqui, possibilitando um cardápio regionalizado, mais nutritivo e com mais opções de preparações.

Benefícios para os Agricultores
Os agricultores familiares do município que fornecem para o PNAE ampliaram as possibilidades de comercialização de seus produtos e aumentaram sua renda. Muitos não conseguiam vender sua produção. Assim, encontraram na alimentação escolar uma forma de vender tudo o que produzem e até aumentar a produção, uma vez que a garantia da comercialização estimulou o investimento em suas atividades.
Outro benefício é a preocupação com o mínimo uso de insumos químicos na produção, visando assegurar um alimento com melhor qualidade. Há também maior auxilio da EMATER aos agricultores, assessorando na parte burocrática e em todo o processo de produção. Mais uma contribuição é o fortalecimento da organização social dos agricultores, induzindo a formação de grupos e redes de colaboração, até mesmo pelo fato de que a legislação incentiva a criação e fortalecimento de associações/grupos formais. Essa organização necessita do trabalho conjunto e de parcerias, como a EMATER, gestores, funcionários da prefeitura, CAE, entre outros atores envolvidos no processo.

Benefícios para os Agricultores/Município/Alimentação Escolar
Agricultura familiar é uma oportunidade para maior desenvolvimento rural que resulta em geração de trabalho, ocupação e renda e dinamização da economia local, repercutindo de modo especial na qualidade da alimentação escolar e no processo de abastecimento local.
Quanto aos impactos nos municípios de uma forma geral, a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar gera benefícios para o município, para os agricultores e para a alimentação escolar.
O PNAE, por favorecer o comércio regional, também é uma importante ferramenta para o crescimento econômico local e o combate à pobreza. Para o Município que adquire esses produtos, o resultado é mais qualidade na alimentação dos alunos das Escolas Municipais.

Data de publicação: 25/07/2021