...

No dia 15 de abril (segunda-feira), foi realizada a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, onde foram apresentados os relatórios de produção de mudas nas estufas do horto municipal, o relatório de serviços com máquinas da patrulha agrícola, além das ações realizadas para revitalização do Parque de Exposições, como plantio de mudas de árvores nativas. Foi discutida a importância do DECLAN para o Município e para a organização do produtor rural, onde sua legalização é fundamental para conquista de novos mercados. Ademais, foi apresentada a atual situação da Coopervale, retomada de sua atividade e projetos a serem implantados.

Outros assuntos como novos convênios foram tratados, onde a Secretaria está buscando parceria com a Pesagro-Rio a fim de propiciar análise de solo para os produtores rurais, garantindo um ecossistema de produção mais eficiente. Foi identificada a necessidade de novos convênios com Universidades, para a área de pesquisa, onde a Secretária Juliana Virgnio, entrará em contato buscando trazer estudantes e residentes para desenvolverem atividades na área rural.

No que tange a atuação da Emater no Município, foi relatada a importância do convênio ter sido renovado em 2018 e ter garantido mobilidade aos técnicos, garantindo as visitas dos mesmos aos produtores, além de ter sido informado que a Emater retomará a prática de reuniões nas Microbacias em maio, no intuito de levar informação e atualidades aos produtores rurais.

E buscando tornar o Conselho um órgão mais robusto, se procurará viabilizar a integração de outros representantes, como avicultores e pecuaristas.

Na reunião estiveram presentes os membros Cosme de Oliveira Paula, Antônio Ilário José da Costa, José Nilton Moreira da Costa, Margareth Ferreira da Costa, Aldair Teixeira Machado, Valter Pereira da Silva, Otacílio Ferreira de Lima, Genito Pereira da Rocha, Juliana Virginio e Waldecino Vieira da Rocha.

Data de publicação: 02/05/2019