...

No ultimo dia 25/05, o Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde representou o Município no Encontro Regional Sobre o Projeto de Vigilância da População Exposta a Agrotóxicos. A responsável pelo Setor de Endemias Luciana Martins apresentou o Plano Municipal, que teve como eixo norteador a Portaria do Ministerial nº 2.938/12, e explicou que ele surgiu com a preocupação do poder publico com o uso frequente e indiscriminado de agrotóxicos, utilização desses produtos por pessoas não instruídas e qualificadas, descarte inadequado de embalagens vazias, além da falta de conhecimento tanto da população, quanto dos profissionais de saúde acerca casos de intoxicação.

O principal objetivo do Plano é a construção e efetivação de um sistema integrado que permita o monitoramento e controle de situações de risco e agravantes a saúde da população exposta a agrotóxicos, através de um conjunto de ações de promoção, prevenção e controle da saúde humana, com apoio e parceria de outras Secretarias Municipais e órgãos competentes.

Junto à construção do Plano estiveram o corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura e o apoio da Emater.

Alem do plano, foi apresentado todo trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Agricultura. Além da representante do município Luciana Martins, também estiveram presentes representantes de diversas cidades da região serrana.

Data de publicação: 02/07/2019