...

A exposição aos agrotóxicos e os impactos que os mesmos podem causar tornaram-se um relevante problema ambiental e de saúde pública, diante do uso intenso e difuso desses produtos no Brasil, que é um dos maiores consumidores mundiais.

Essa exposição pode causar quadros de intoxicação de leve a grave, podendo levar até a morte, a depender da quantidade do produto absorvido pelo organismo, do tempo de absorção, do efeito nocivo e do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento médico.

Além das consequências para a saúde, a exposição aos agrotóxicos também pode provocar impactos sociais, em especial aos trabalhadores(as) agrícolas, como casos de morte, afastamentos e aposentadoria por invalidez.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Vale do Rio Preto em parceria com a Secretária Municipal de Agricultura, Juliana Virginio, promoveu um encontro no dia 17 de fevereiro com os Agentes Comunitários de Saúde a fim de tratar sobre os Cuidados com a População Exposta aos Agrotóxicos.

O evento foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo da Secretaria Estadual de Agricultura, Leonardo Vicente, que apresentou a realidade da agricultura e importância da mesma para o Município; discorreu sobre o uso consciente dos agrotóxicos e o papel dos Agentes Municipais e Autoridades da Saúde, que são essenciais para as ações de prevenção, detecção, diagnóstico, tratamento e notificação de doenças e agravos à saúde decorrentes da exposição aos agrotóxicos.

Foi massiva a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e da Equipe de Controle a Endemias, o que permitiu que conhecessem mais sobre o panorama da agricultura, o uso dos agrotóxicos, uso de equipamentos de proteção individual necessários na aplicação dos agrotóxicos, bem como o importante papel que possuem na comunidade em prol da saúde do produtor rural.

Data de publicação: 02/03/2020