...

O programa Cidades Empreendedoras do Sebrae foi criado com o objetivo de engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam implantadas e aprimoradas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das diversas regiões do Estado.

Em formato de um game, cada município teve um comitê gestor formado por secretários municipais de governo em consonância com coordenadores regionais do Sebrae/RJ, que se reuniram mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas para o avanço municipal.

Ao longo do ano, também foram realizadas reuniões importantes com o Prefeito Gilberto Esteves, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo. Por se tratar de um jogo, os municípios competiram em tempo real e ao final do programa foram classificados pelo seu desempenho. São José do Vale do Rio Preto consagrou-se no pódio conseguindo a classificação em 3º lugar dentre as demais. Nos quesitos individuais São José foi o campeão com seis medalhas adquiridas.

Alguns dos destaques dos benefícios do Programa para o Município são:

- Secretaria de Fazenda (Secretário Gilson Esteves) - Desburocratização: Município integrado ao Regin, com resposta de viabilidade em 48horas, e Alvará Online implantado;

- Secretaria de Administração (Cláudia Pacheco) - Compras Governamentais: licitações exclusivas para os pequenos negócios, capacitação de fornecedores;

- Secretaria de Administração (Cláudia Pacheco) - Agricultura Familiar: Chamadas públicas realizadas para a agricultura familiar, com capacitação para os produtores rurais;

- Secretaria de Educação (Rafaela Teixeira) - Empreendedorismo na Escola: Aplicação do Programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP);

- Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca, Industria, Comercio e Expansão Econômica (Juliana Virginio) - Sala do Empreendedor: inauguração da Sala do Empreendedor de São José em 26 de novembro de 2018, realizando o atendimento diário do MEI, bem como diversos eventos, palestras, para formação dos empresários e crescimento da Economia Municipal;

- Capacitação em Liderança para todos os Secretários Municipais.

O Município foi o que recebeu o maior número de medalhas diante dos demais municípios participantes. As Seis Medalhas recebidas pelo Prefeito Gilberto Esteves, e pelo Vice-Prefeito Marcelo Bagio, são referentes a: Top Agente, Empreendedorismo no Ambiente Escolar, Sejam Bem-Vindos, Empreendedor Rural, Município Mais Simples e Medalha 100% MEI.

Desta forma, o Município de São José do Vale do Rio Preto é reconhecido nacionalmente por implantar políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

Data de publicação: 29/10/2019