...

 
O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame que identifica alterações na audição do recém-nascido, o exame é realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê, é indolor e com a colocação de uma pequena sonda no canal auditivo externo do bebê, o exame é iniciado, com duração de 5 a 10 minutos.
 
A surdez é uma das doenças mais encontradas no país, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1.000 nascidos vivos, por esse motivo o teste é obrigatório. Quanto mais cedo for a detecção da perda auditiva, mais precocemente medidas de intervenção poderão ser tomadas, sabe-se que toda criança deficiente auditiva, independente do grau da perda, se tiver um diagnóstico até os seis meses de idade, e tratar do problema adequadamente, terá um desenvolvimento de linguagem muito próximo ao das crianças ouvintes.
 
“O teste é de extrema importância, pois quanto mais precoce for o diagnostico, mais eficaz será o tratamento.” Comentou a Secretaria Municipal de Saúde, Rafaella Rampini.
 
O agendamento pode ser realizado até o dia 25/06 das 09h as 17h na Saúde Mental (Antigo CEO) e o exame será realizado no dia 25/06 na Saúde Mental.

Data de publicação: 12/06/2019

Compartilhe!