RSS São José do Vale do Rio Preto - RJ Notícias de São José do Vale do Rio Preto/RJ Wed, 18 May 2022 12:36:17 -0300 Wed, 18 May 2022 12:36:17 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://sjvriopreto.rj.gov.br/rss 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” Wed, 18 May 2022 10:06:13 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2562/?18-de-maio---dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2562/?18-de-maio---dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes.html O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro, que já alcançou muitos municípios do nosso país e que em 2022 chega aos 22 anos.

A proposta anual da Campanha "Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes" é garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. 

"Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater"

Denuncie através:

DISQUE DIREITOS HUMANOS - 100

CREAS São José - 24 22241575

Conselho Tutelar - 24 2224 7829


]]>
Prazo para Declaração Anual do MEI vai até o dia 31 Tue, 17 May 2022 16:22:32 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2561/?prazo-para-declaracao-anual-do-mei-vai-ate-o-dia-31.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2561/?prazo-para-declaracao-anual-do-mei-vai-ate-o-dia-31.html
A declaração é feita exclusivamente por meio do Portal do Simples Nacional, na Sala do Empreendedor você encontra esse serviço de forma totalmente gratuita e também está disponível no site da Prefeitura Municipal em www.sjvriopreto.rj.gov.br na aba EMPREENDEDOR.

A Sala do Empreendedor de São José fica localizada na Rua Professora Maria Emília Esteves, 691, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.]]>
FAÇA BONITO - Proteja nossas crianças e adolescentes Tue, 17 May 2022 11:17:58 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2560/?faca-bonito----proteja-nossas-criancas-e-adolescentes.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2560/?faca-bonito----proteja-nossas-criancas-e-adolescentes.html O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.

Queremos ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios. Lembrando ainda que em 2020 também comemoramos 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)1 e 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 1 O ECA foi instituído pela Lei 8.069, de 1990, e regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal.

O Estatuto é o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente, incorporou os avanços preconizados na Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas (1989) e trouxe o caminho para se concretizar o Artigo 227 da Constituição Federal, que determinou direitos e garantias fundamentais a crianças e adolescentes. www.facabonito.org.br | facebook.com/facabonito Esse ano, mais uma vez em alusão ao dia, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil vêm ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores nessa ação. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19) reformulamos nossas ações. As ações estão sendo reestruturadas para uma promoção exclusivamente online, considerando que não vamos incentivar as atividades de abordagem direta, eventos de conscientização, palestras, seminários presenciais, entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas.

É importante que enquanto rede possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Entendemos ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas/es na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet. Além disso temos uma importante reflexão conjunta: “Como fazer com que os caminhos da denúncia cheguem nas crianças em isolamento, especialmente aquelas que não possuem acesso às novas tecnologias?”. Em relação às ações online temos sugestões iniciais para o mês, tais como: a) a articulação e incidência nas secretarias de educação para debate na semana do 18 de Maio, por meio da inserção do tema na grade de atividades de educação à distância; b) estimular debate nos meios de comunicação locais – TV, rádio, rádios comunitárias, sistemas de som comunitários/internos etc.; c) realização de reuniões e transmissões online sobre o tema envolvendo as redes locais, pais, professores etc.; d) realização de atividades online com crianças e adolescentes em períodos alternados, como contação de histórias, jogos online, leitura de textos e poesias, atividades musicais, debates pós exibição de filmes etc.; e e) convidar artistas e pessoas de referência locais para realizar transmissões online que abordem o tema. Propomos inicialmente esses temas e estratégias para reflexão e atuação nesse período, e também estamos constantemente recebendo novas indicações de trabalho conjunto. A adesão de municípios, setor privado e organizações sociais na mobilização ao longo dos anos tem sido um marco fundamental para garantir avanços na área do enfrentamento da violência sexual.

Esperamos que mesmo em isolamento permaneçamos juntos no debate – família, educadores, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos, universidades, mídia – para assumirmos o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Como em todos os anos, as ações estarão divulgadas nas nossas redes, onde vocês também poderão indicar quais atividades estão promovendo em âmbito local.


A flor símbolo da campanha, que todos os anos marca nossa articulação conjunta, também está disponível para livre utilização nas atividades promovidas no âmbito da campanha. Nesse 18 de Maio são 20 anos "fazendo bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes e nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando sobre isso. Esperamos que você também esteja!]]>
Apresentação do Mapeamento realizado sobre a Economia Criativa de São José do Vale do Rio Preto Wed, 11 May 2022 10:47:27 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2554/?apresentacao-do-mapeamento-realizado-sobre-a-economia-criativa-de-sao-jose-do-vale-do-rio-preto.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2554/?apresentacao-do-mapeamento-realizado-sobre-a-economia-criativa-de-sao-jose-do-vale-do-rio-preto.html Data: 23/06 - 15h
Local: Centro de Cultura
Endereço: Rua Jacinto Franco, 80 - Novo Centro

Para participar basta se inscrever no link - clique aqui

Dúvidas através do telefone ( 24) 22247726]]>
Convite aos Produtores Rurais de São José Mon, 16 May 2022 15:31:19 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2559/?convite-aos-produtores-rurais-de-sao-jose.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2559/?convite-aos-produtores-rurais-de-sao-jose.html
A reunião será no refeitório da Secretaria de Agricultura no Parque de Exposições

Sejam bem vindos.]]>
Aviso Dimutran Mon, 16 May 2022 10:54:47 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2558/?aviso-dimutran.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2558/?aviso-dimutran.html COLETA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS Mon, 16 May 2022 10:28:09 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2557/?coleta-de-embalagens-vazias-de-agrotoxicos.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2557/?coleta-de-embalagens-vazias-de-agrotoxicos.html ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS!

 

DIA 25 DE MAIO DE 2022 (QUARTA-FEIRA)

     

CAMPANHA

COLETA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS”

 

Deixe as embalagens vazias de agrotóxicos

(SOMENTE DE AGROTÓXICOS).

]]>
SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 2022 Fri, 13 May 2022 14:01:25 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2556/?semana-municipal-de-meio-ambiente-2022.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2556/?semana-municipal-de-meio-ambiente-2022.html Está chegando a SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 2022!!
Dos dias 05 a 10 de junho!!
Participe conosco, você é toda a sua família!!

#meioambiente
#semanamunicipaldemeioambiente2022


Passeio Ciclístico, Corrida de Montanha e Caminhada:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerhzDMOTFIInrTUCRJBvvn2JttlIgLn4UTWBLaXhhnZu_dyQ/viewform


2º Concurso de Fotografia:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePEl5GUKZ9f2zZfHtejrWaeq2tdF3YafneIKkZQj9HVP18NA/closedform



]]>
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DO ARTESANATO FLUMINENSE EM SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO Thu, 12 May 2022 14:19:21 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2555/?programa-de-fortalecimento-do-artesanato-fluminense-em-sao-jose-do-vale-do-rio-preto.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2555/?programa-de-fortalecimento-do-artesanato-fluminense-em-sao-jose-do-vale-do-rio-preto.html ÚLTIMOS DIAS DE CADASTRO

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DO ARTESANATO FLUMINENSE EM SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO

Parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ), UERJ e Secretaria de Educação Ciências e Tecnologia de São José do Vale do Rio Preto.

 

O Programa oferecerá para os artesãos selecionados:

- Curso de capacitação em Marketing e Empreendedorismo, com certificação, elaborado pela Faculdade de Administração e Finanças da UERJ;

- A estruturação de uma feira de artesanato, fomentando assim, o artesanato no município.

 

O período de cadastro será até o dia 15 de maio de 2022.

Todos os artesãos do município estão convidados a participar, será uma grande oportunidade de se aperfeiçoar, crescer e se destacar.

Link para inscrição e tutorial: Formulário de Cadastramento

Tutorial de Cadastramento

]]>
08 de Maio - Feliz Dia das Mães Fri, 06 May 2022 10:57:22 -0300 https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2553/?08-de-maio---feliz-dia-das-maes.html https://sjvriopreto.rj.gov.br/noticia/visualizar/id/2553/?08-de-maio---feliz-dia-das-maes.html