A Secretaria Municipal de Saúde e a equipe da Vigilância Sanitária estão realizando ações intensas de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros do município.

Os agentes fazem palestras nas escolas, mostrando como indetificar um foco de Dengue em suas casas, além disso os agentes fazem a distribuição de panfletos com informações para as crianças com o objetivo de as tornarem multiplicadores no combate ao mosquito.

A coordenadora da vigilância sanitária Marta Couto Reis, disse que a coinsentização é fundamental no combate ao mosquito, se cada cidadão fizer a sua parte, podemos combater os focos da cidade, e dá umas dicas de prevensão.

A melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos da Dengue.

A melhor maneira de combater o mosquito é eliminar as águas paradas, ou seja, os criadouros do mosquito. Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam e assim, a população de mosquitos vai sendo reduzida até não representar mais perigo.

Porém, existe uma série de medidas que se não impedem a transmissão da doença, pelo menos a dificulta. São estas:

O uso de espirais ou vaporizadores elétricos: Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.

Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.

Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.

Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.

Ar condicionado: O uso do ar condicionado inibe o mosquito, pois baixa a temperatura e a umidade do ar, mas não o mata. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada.

Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados - Disse a coordenadora.

Denúncia de focos

A secretaria Municipai de Saúde é responsável pelo combate direto ao mosquito.

Se você encontrou um foco de Dengue ligue: 2224-2249

Data de publicação: 02/04/2014