Visão Geral:

São José do Vale do Rio Preto pertence à Região Serrana, que também abrange os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.

O município tem um único distrito-sede, ocupando uma área total 2 de 220,4 quilômetros quadrados, correspondentes a 3,2% da área da Região Serrana. Os limites municipais, no sentido horário, são: Três Rios, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis e Petrópolis.

O principal acesso a São José é feito pela BR-116, para Teresópolis, ao sul, e Sapucaia, ao norte. A RJ-134 o liga a Areal e Petrópolis, a oeste, conectando com a BR-040, a Rio-Juiz de Fora.

Aspectos demográficos:

Em 2010, de acordo com o censo 3, São José do Vale do Rio Preto tinha uma população de 20.251 habitantes, correspondente a 2,5% do contingente da Região Serrana, com uma proporção de 100,4 homens para cada 100 mulheres. A densidade demográfica era de 91,8 habitantes por km², contra 116 habitantes por km² de sua região. A taxa de urbanização correspondia a 44% da população. Em comparação com a década anterior, a população do município aumentou 5%, o 67º maior crescimento no estado.

 A população rural representa 53,52% (cinquenta e três vírgula cinquenta e dois por cento) da população do Município, segundo dados do IBGE-1991.

 De acordo com o mapa do macrozoneamento de São José do Vale do Rio Preto, podemos verificar que a região está dividida em quatro macrozonas:

Suas principais áreas de preservação ambiental, oficialmente existentes, estão localizadas  na parte Sul do Município.  

Economia:

O Município tem sua economia totalmente voltada para a produção de hortifrutigranjeiros, com privilégio de localizar-se próximo aos grandes centros consumidores, como o Rio de Janeiro e cidades de médio porte da Região Serrana e do Vale do Paraíba.

É o maior produtor hortifrutigranjeiro do Estado do Rio de Janeiro.

Em fruticultura, destaca-se a cultura do caqui, onde o Município se destaca como maior produtor do Estado, e nos últimos anos o município também vem se destacando  na produção de Pocan.

A avicultura é um dos segmentos que mais movimenta a economia local desde a incubação das aves, a criação e engorda e abate. 

Patrimônio material:


Fazenda Belém


É tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac.

Toda a mobília da casa-sede é de época, como as cadeiras vindas da Europa, os móveis esculpidos em madeira vinhático, comum na região, as mesas para 14 lugares, um piano Isidoro Bevilacqua Ronisch com castiçais para velas, que está há 118 anos na família proprietária, e um dos primeiros aparelhos de telefone a chegar ao Brasil.

A fazenda guarda documentos de avaliação dos 104 escravos que trabalhavam na lavoura de café, além de troncos de sucupira e outros instrumentos de tortura.

A propriedade, de 94 alqueires de terra, conta com uma usina de açúcar e com o antigo beneficiamento de café. Na Estrada do Belém.

 
Capela Nosso Senhor dos Passos

 A pedra Fundamental da capela foi depositada em 5 de janeiro de 1903, após procissão e benção.

Foi inaugurada em 31 de agosto do mesmo ano. De estilo colonial, conta com telas da morte de Jesus Cristo, entre outras pinturas sacras doadas por fiéis. Foi restaurada recentemente, e tem preservado o altar original em madeira.


Igreja Matriz de São José

Erguida em 1808, a matriz em estilo colonial é cercada por casario antigo, pertencente às famílias tradicionais da cidade.

Reflexo da importância da religião na época, era na igreja matriz que eram feitos registros de nascimento, casamento, óbitos e escrituras de terras, além de ser através dela que se realizavam escolha de juízes de paz e vereadores, leilões de escravos e registros de testamentos, situação que perdurou até a proclamação da República.

Da construção original, tem-se apenas a primeira torre, nos fundos da Igreja, onde se encontrava sua porta principal. Além da torre original mantida, foram construídas duas torres novas, numa série de reformas que datam de 1841. Nos fundos, estava instalado o

Cemitério da Freguesia, que foi transferido para o alto do morro próximo à igreja. Na Praça João Werneck.


Fazendas Históricas 

No extenso “Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense”, do Inepac, 11 delas estão localizadas em São José do Vale do Rio Preto e guardam parte da história da região: Bela Esperança, Bela Vista, Belém, Bela Ribas, Boa Vista, do Calçado, do Castelo, de Águas Claras, São João do Paquetá, Sossego e Valverde.

A Belém, a de Águas Claras e a Bela Esperança tiveram os primeiros telefones do país e são exemplos da nobreza latifundiária, beneficiada pelos ciclos do ouro e do café. A antiga fazenda de Águas Claras é hoje um bairro do município. A Valverde atualmente funciona como hotel.
 

Patrimônio imaterial:

Sociedade Musical Lira Santa Cecília – Fundada em 1945, é uma banda que resiste, defendendo a boa música em coretos, festas, procissões e eventos cívicos.

 
Lendas:

É preciso ter coragem para passar pelos arredores da fazenda Valverde depois da meia-noite de lua cheia: por lá, ouve-se um arrastar de correntes que os mais

velhos atribuem aos fantasmas de um cemitério de escravos.

É também à meia-noite, só que em ponto – nem um minuto a mais nem um a menos – que quem passa pela região de Pedras Brancas sente um vento forte, como se fosse uma mão batendo no rosto, ao topar com a árvore que chora.

E é chorando de medo que o povo fica só de pensar em ter que andar pelas matas de Morro Grande, onde um animal desconhecido chamado Mão Pelada ataca quem perturba seu habitat.


Suas principais datas comemorativas são:

 
Carnaval

A escola de samba Unidos de Santa Fé anima a folia. A agremiação carnavalesca surgiu no bairro da Santa Fé e desfila há quase cinco décadas, sem concorrência, nos carnavais da cidade. Além dela, a festa conta com a animação dos blocos. 

 
Dia 19 de março – Dia de São José

 
Dia 15 de agosto – Dia de Nossa Senhora da Glória

Festa de Agosto – A festa é realizada no dia de Nossa Senhora da Glória. Um dos mais tradicionais eventos de São José do Vale do Rio Preto, conta com barracas de comidas típicas, leilão de gado e venda de artesanato na Praça João Werneck.

 
Dia 15 de dezembro – Aniversário da Cidade.


Atualizado em 01/12/2021

Algumas Datas Comemorativas do Município.

  • 06 de setembro – Dia do Sim
  • 19 de março – Dia de São José
  • 15 de dezembro – Criação do Município
  • 15 de agosto – Nossa Senhora da Gloria
  • Dia da Bíblia.
  • Dia do Evangélico.
  • Festa do Milho.
  • Dia 21 de outubro - Dia Municipal de Valorização da Família (LEI Nº 2.136 DE 03 DE JANEIRO DE 2019.)
  • Semana de 22 de março - Semana Municipal de Incentivo ao Uso Sustentável da Água. (LEI Nº 2.135 DE 03 DE JANEIRO DE 2019.)
  • Dia 26 de setembro - Dia do Idoso (LEI Nº 2.122 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2018.)
  • 28 de agosto - Dia da Avicultura LEI Nº 2.127 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.
  • “Institui o Dezembro Laranja, e o inclui no Calendário de Eventos do Município e dá outras providencias”. (LEI Nº 2.133 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018.)
  • 04 de outubro Dia - Municipal do Agente Comunitário de Saúde. (LEI Nº 2.052 DE 13 DE ABRIL DE 2017.)
  • 28 de dezembro - semana próxima Dia do Agricultor Familiar (LEI Nº 2.069 DE 21 DE SETEMBRO DE 2017.)
  • 08 de novembro - Dia do Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia (LEI Nº 2.080 DE 16 DE NOVEMBRO DE 2017.)
  • Ultimo domingo de abril - Passeio Ciclístico da Companhia dos Animais (LEI Nº 2.076 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017.)
  • Dia Municipal do Oftalmologista e da Saúde Ocular (LEI Nº 1.974 DE 05 DE ABRIL DE 2016.)
  • 28 de agosto. Dia Municipal da Juventude Cristã (LEI Nº 2.000 DE 14 DE JULHO DE 2016.)
  • 01 de setembro - Dia do Profissional de Educação Física (LEI Nº 2.008 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016.)
  • Dia Municipal do Administrador (LEI Nº 1.880 DE 07 DE JULHO DE 2014.)
  • 26 de julho - Dia Mundial de Combate as Drogas. (LEI Nº 1.793 DE 10 DE SETEMBRO DE 2013.)
  • Semana do dia 5 de junho - Semana de Conscientização sobre o Meio Ambiente (LEI Nº 1.819 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013.)
  • Dia 29 de novembro e semana próxima - Semana de Redução de Riscos de Desastre (LEI Nº 1.827 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013.)
  • Dia 27 de Novembro - Dia de Nossa Senhora das Graças (LEI nº 2.324/21 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2021) 

Compartilhe!