Nas dependências da secretaria de obras, a Secretaria de Defesa Civil o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município de São José do Vale do Rio Preto, sob o comando do Cel Anibal, apresentou o Plano de Contingência do município.

A principal atribuição da Defesa Civil é conhecer, identificar e reduzir os riscos de desastres no município. De acordo com o Plano de Contingência da Defesa Civil, serão desenvolvidas ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, todas com a ampla participação da comunidade.

Plano de Contingência

Envolvendo a atuação das secretarias municipais, o Plano de Contingência divide o desastre em quatro estados:

Observação (vai do início da primavera ao fim do verão); Atenção (chuvas esparsas); Alerta (chuvas contínuas e solo encharcado); Emergência (chuvas contínuas e concentradas e solo muito encharcado).

Veja um exemplo de atuação integrada em uma situação de alerta: a Secretaria de Ação Social define locais de abrigamento e instalará abrigos temporários; a Secretaria de meio ambiente realiza a limpeza do terreno e o recolhimento de lixo; a Secretaria de Saúde limpa, descontamina e desinfecta o ambiente e da suporte no atendimento de vítimas; a Secretaria de obras da a estrutura de mão de obras e serviços; e a Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública define roteiros alternativos para o trânsito monitora as áreas de risco.

O atendimento da Defesa Civil é voltado, principalmente, para famílias em situação de risco de morte devido à possível ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, rolamento de pedras, escorregamento de terra, enchentes entre outros. Em situações de emergência ou calamidade, a Defesa Civil atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.

O Diretor do Departamento de Administração Geral da Secretaria Cel Remo, mostrou a importância do momento de crise, onde os secretários e suas secretarias devem estar prontos para a ocasião.O Plano de Contingência e os detalhes de como se deve agir em caso de emergência, foi entregue aos secretários e ao prefeito.Outros encontros serão feitos e com a participação de autoridades e o público em geral, revelou o Cel Aníbal.

Data de publicação: 26/03/2014