O Município de São José do Vale do Rio Preto participou do XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do XI Congresso Brasileiro de Saúde, com o tema SUS: Desafios do Financiamento.

O Congresso de 2014 novamente abriu espaço para discutir problemas e propor soluções para a saúde pública brasileira, espaço importante para renovar nossas esperanças no cumprimento da lei complementar nº 141 de 2012, com critérios de rateio dos recursos nacionais e estaduais, facilitando a gestão financeira dos Fundos Municipais de Saúde e mais que isso, cumprindo importante e imprescindível contrapartida no financiamento da saúde nos municípios.

Também foi colocada apostas de todos os Gestores Municipais de Saúde, no avanço das medidas que propiciem médicos em todos os municípios brasileiros e também nos locais de mais difícil acesso. Não podendo deixar de dar continuidade às discussões acerca do projeto de lei 321/2013, conhecido de todos como Saúde + 10, para que venham finalmente assegurar recursos financeiros para o SUS que construímos diariamente em cada cidade e em cada Região de Saúde.

Assim também foi dada continuidade às discussões sobre o financiamento das redes, financiamento de politicas estranguladas e “desfinanciadas”, principalmente no que se refere aos hospitais de pequeno porte (HPPs) e falado incansávelmente sobre a publicação das portarias já pactuadas.

A intenção do Congresso, que recebeu os mais de 4 mil municípios brasileiros, foi fomentar discussões que sirvam de ferramenta para a tomada da melhor decisão em outubro, pois, não poderia esquecer que, como no ano passado, quando os municípios receberam novos prefeitos e gestores, esse é um ano peculiar, esse é o ano em que vamos às urnas escolher quem nos representará na presidência no governo estadual e na câmara de deputados.

E falando em âmbito mundial, o Congresso do CONASEMS é um dos maiores e mais importantes da área de saúde pública no Brasil e no mundo, reunindo milhares de gestores municipais e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, instituições formadoras, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira.

"Participamos de inúmeros seminários, cursos, oficinas e demais atividades que visam formatar um instrumento de conhecimento para que possamos tomar a melhor decisão para a Saúde, para resolver de uma vez por todas o estrangulamento que sofrem os municípios em relação ao financiamento. Que façamos um gol de placa, que os brasileiros comemorem com muita alegria as melhorias que virão por aí, que nosso time seja entrosado, que façamos a melhor escalação! A copa é nossa e a Saúde de todos os brasileiros" - Disse a secretária de Saúde Eliane Vieira.

Fonte: Secretaria de Saúde

Data de publicação: 22/07/2014