O Desfile Cívico do ano de 2014, realizado pela secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia na Estação trouxe como tema ATITUDES SUSTENTÁVEIS – LEMBRAR O PASSADO, CONSTRUIR O PRESENTE E GARANTIR O FUTURO,

O Desfile Cívico do ano de 2014, realizado pela secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia na Estação trouxe como tema ATITUDES SUSTENTÁVEIS – LEMBRAR O PASSADO, CONSTRUIR O PRESENTE E GARANTIR O FUTURO,

O Desfile Cívico teve início ás 9h00, o hasteamento das bandeiras feito pelo Prefeito José Augusto, acompanhado pela Primeira Dama a secretária de Ação Social Jaqueline Hiat e a secretária de educação Cátia Isidoro, sob a execução dos hinos Nacional Brasileiro e do município pela Sociedade Musical Lira de Santa Cecília.

A Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves comemorando 10 anos de existência, foi a primeira a entrar na avenida com o Pavilhão das Bandeiras, a escola sob a direção da Professora Raquel Toledo Branco atende a 878 alunos e trouxe o Sub-tema: São José do Vale do Rio Preto: Terra Amada.

A Escola Municipal Helena Dolianitti de Souza, de São Lourenço, sob a direção da Professora Selma Aparecida Castilho, entrou na avenida com a companhia dos alunos do Centro de Educação Infantil Daschú, alunos em atendimento na modalidade creche que trouxeram como sub-tema: Brincando e aprendendo com sustentabilidade.

O Centro de Educação Infantil Daschú, em Águas Claras, é uma entidade sem fins lucrativos que faz parte de um dos programas da CRUZADA DO MENOR que já existe a 94 anos atuando na missão de servir à família em vulnerabilidade social por meio de ações socioeducativas. Atende a 72 crianças na idade de dois a quatro anos, na modalidade creche e pré-escola em horário integral. Sob a Coordenação Geral do Núcleo Serrano Drª Tânia Cristina Isidoro e sob a Coordenação Pedagógica Professora Núbia Carvalho. A instituição visa a contribuição para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão, voltado para uma valorização ética, social e econômica. É importante incentivar atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição do meio ambiente.

A Escola Municipal Maria Emília Pereira Esteves, tendo por diretora a Professora Ivone Rampini de Oliveira Figueiredo, atende a 129 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, funcionando em dois turnos com o Sub-tema: Educando e construindo história.

Os alunos trouxeram balões com sementes de árvores que foram lançadas ao ar, com intuito de proporcionar reflorestamento, uma parcela de colaboração com a natureza.

A Escola Municipal Cardeal Dom Sebastião Leme, em São Lourenço, trouxe como sub-tema: Quando há respeito à diversidade, o resultado é sustentabilidade. A escola atende hoje a 303 alunos, matriculados em dois turnos nas séries de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Tem como Gestora a Professora Romilda Corrêa da Silva Dias e Gestora Adjunta Professora Darlene Ragazzi da Costa.

A missão da Escola é oferecer uma educação que contribua para a formação integral do cidadão, promovendo o desenvolvimento social e cultural dos educandos.

A Escola. Municipal José Affonso de Paula de Contendas com o Sub-tema: Sustentabilidade, conectando atitude para melhorar o planeta, está. Sob a direção da Professora Gediene Maria de Oliveira Bueno e Professora Rosemere de Freitas Veríssimo da Silva, a Escola, atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, com 381 alunos. Acredita que devemos manter atitudes sustentáveis, pois mesmo não prevendo o futuro, podemos prepará-lo através da conscientização quanto ao uso racional dos recursos naturais renováveis, com ações como: reeducar, reduzir, reutilizar, reciclar. E a coleta seletiva é um dos meios para fazê-lo.

Com o sub-tema Eu cuido, Você cuida e a natureza agradece, a Escola Municipal Maria Euquépia, no Roçadinho, atende em sua Unidade 100 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, tendo por diretora a Professora Rosangela Teixeira de Abreu. Com a relevante preocupação de que TODOS somos responsáveis pelo ambiente em que vivemos, precisamos e devemos ter a consciência de que com ATITUDES SUSTENTÁVEIS buscaremos soluções para dias melhores.

A Escola Municipal São José do Vale do Rio Preto, com o sub-tema: A cidade que a gente quer, depende do que a gente faz. Sob a Direção da Professora Maria José Teixeira de Mello, a escola atende a 170 alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, e, acredita que a CIDADE QUE A GENTE QUER, DEPENDE DO QUE A GENTE FAZ. Para que isto se concretize é necessário promover a interação e participação de alunos e professores na construção do conhecimento coletivo, permitindo uma melhor relação aluno-professor e escola-comunidade. Construindo opiniões críticas de sua vivência cotidiana, em relação ao funcionamento da cidade e do que seria necessário fazer para melhorá-la.

A Escola Municipal Aurino da Costa Carvalho da localidade de Santa Fé, tem como diretora a Professora Isabel Cristina Teixeira Telles e atende um total de 110 alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental. A Escola tem como sub-tema RECICLAR É UM DEVER, REUTILIZAR É UMA OBRIGAÇÃO e acredita que adotando estas práticas, é possível favorecer o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, diminuir o custo de vida com respeito e proteção ao meio ambiente. A reciclagem é quase que uma obrigação nos dias de hoje. Queremos e esperamos que com a educação ambiental nossos alunos se conscientizem, pois SUSTENTABILIDADE se aprende e se faz na ESCOLA AURINO!

Com o sub-tema: ÁGUA, VIDA E SUSTENTABILIDADE a Escola Municipal Amândio Evangelista do Carmo, atende um total de 99 alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Tem por diretora a Professora Marli Viana Esteves e acredita que a água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos, desde plantas até os seres humanos. Sem ela não haveria vida, por isso devemos conscientizar as crianças da sua importância e de como usá-la corretamente, sem desperdícios.

A Escola Municipal Santa Isabel, situada na localidade de Jaguara trouxe o sub-tema: JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE.

Composta por 54 funcionários, sob a direção da Professora Adriana de Fátima Magrani e da Professora Laurinéia de Fátima Pereira Duarte, atende a 600 alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do ensino Fundamental. Oferece o Programa Mais Educação, Sala de Recursos e o PROERD. Neste desfile os alunos que representam a Escola trazem mudas de árvores que serão distribuídas aos presentes, pois com este gesto destacam a importância de se refletir sobre a conservação da natureza, fazendo florescer a consciência cívica e ambiental, despertando a atenção de todos, pois somos responsáveis para que esta ideia germine e haja melhorias na qualidade de vida, valendo a pena, neste momento lembrar o saudoso Rubem Alves “Todo jardim começa com uma história de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído, é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”. Assim, os pequenos gestos hoje contribuirão para as grandes transformações amanhã.

A Escola Municipal Domingos José Teixeira traz como sub-tema: SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE. Está situada na localidade de Serra do Capim, sob a direção da Professora Denise Clara Rezende, atende a 46 alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do ensino Fundamental. A Comunidade Escolar entende que “Saúde, qualidade de vida e sustentabilidade” são processos indissociáveis e que a conscientização é necessária. Sendo assim, toda a escola conscientiza-se por meio de ações e práticas cotidianas que promovem o bem comum.

A Escola Municipal Vicente Morelli, situada na localidade de Parada Morelli, traz o sub-tema: ACREDITAMOS EM UM MUNDO MELHOR: POR ISSO ESTAMOS AQUI. Sob a direção da Professora Deiseluci Gonçalves Machado de Lima, atende a 87 alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental e oferece o Programa Mais Educação.

Acreditam que com UNIÃO, PAZ, AMOR, RESPEITO E IGUALDADE é possível transformar e ser um cidadão melhor.

A Escola Municipal Irene Lima Trouxe o sub-tema: CONSUMA SEM CONSUMIR O MUNDO EM QUE VOCÊ VIVE. Situada na localidade de Barrinha, sob a direção da Professora Rosilda de Jesus Ribeiro Melo,atende a 165 alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Acreditam que Deus nos presenteou com um mundo harmônico e perfeito. Cabe a cada um de nós usufruir desta perfeiçãozelando para que todos aqueles que vierem depois de nós possam ter o prazer de enxergar toda essa exuberância . Se tivermos essa percepção e conectarmos nossas ações de tal forma que estas sirvam a esse ideal, continuaremos a ter o mundo perfeito.

Com o sub-tema: GERAÇÃO DA PAZ a Escola Municipal Barão de Águas Claras, situada na localidade de Águas Claras, atendea 161 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Sob a direção da Professora Milene Martins Dias, oferece também o programa Mais Educação. Acreditamque para criarmos uma geração de paz é preciso entender que:

“O mundo não está ameaçado pelas más pessoas, mas sim por aquelas que permitem a maldade”. (Albert Einsten)

Pois a cada dia precisamos ser pessoas melhores, para nós mesmos e, principalmente para o mundo.

O Desfile Cívico este ano, teve a participação do Clube de Desbravadores, um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Programa é direcionado a adolescentes de 10 a 15 anos, sendo uma de suas características o trabalho social.

Os desbravadores amam e conservam a natureza que os rodeia Aprendem a conviver sem machucá-la e estão sempre prontos a defende-la.

Demonstram habilidade com a disciplina através da ordem unida e tem a criatividade despertada pelas artes manuais.

Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Aqui no nosso Munícipio, O Clube de Desbravadores Mensageiros do Vale foi fundado em maio deste ano e já conta com20 membros empenhados em diversos trabalhos voluntários. Hoje aqui também o Clube de Desbravadores Falcões Reais e o Clube de Aventureiros Instruídos do Rei, do Munícipio de Areal.

Finalizando o Desfile Cívico, a Banda Marcial Santa Fé com mais de 100 componente entre jovens, crianças e adultos, mais uma vez surpreendeu à todos com a apresentação sob a coordenação do Professor Oscar Garcia.

A secretária de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia Cátia Isidoro, agradeceu a equipe de apoio da Educação, a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, a Defesa Civil e Ordem Pública pelo apoio dado ao Desfile Cívico deste ano.

Fotos - Dalchery

Data de publicação: 22/09/2014

Compartilhe!