O consumo gera lixo.

Nos últimos anos, o volume de lixo na cidade cresceu mais do que o dobro.

Esta enorme geração de lixo, entretanto, não era acompanhada de um descarte adequado.

Durante longos anos, toneladas de resíduos produzidos pela população, eram enviados para destinos inadequados.

Em 2013, a fim de enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais do manejo de resíduos sólidos sem planejamento técnico, a secretaria de Meio Ambiente municipal, junto aos municípios de Teresópolis, Sumidouro e Carmo, criaram o Consórcio de Resíduos Sólidos, da Região Serrana I.

Os municípios do Consórcio da Região Serrana I, em cumprimento a Lei nº 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), passaram a destinar o lixo coletado em suas cidades, para o depósito de Teresópolis, esse lixo é depositado diariamente até às 17 horas no horário do expediente.

Devido ao grande volume de lixo e aos horários a serem cumpridos, os caminhões de coleta de lixo de São José fazem o trajeto São José x Teresópolis, em até duas vezes ao dia, causando o desgaste em peças e pneus dos veículos.

A prefeitura de São José, não possui auto mecânica especializada para fazer manutenção em seus veículos, e os mesmos são encaminhados para oficinas particulares, onde às vezes ficam aguardando a troca das peças, a burocracia que impera o serviço público, muitas vezes impedem que os recursos não sejam aprovados em tempo, e os veículos chegam a ficar semanas na manutenção, fato que estamos analisando e esperamos mudar esse quadro.

Mas vale ressaltar que o município de São José, pensando em atender melhor a população, em 2013 fez a aquisição de 03 caminhões prensas. O município só possuía 01. A secretaria de Meio Ambiente instalou novos coletores de lixo (barris) por toda a cidade.

Neste momento a coleta do lixo na cidade está prejudicada devido à manutenção em 03 caminhões e pela dispensa dos funcionários pelo término do contrato temporário.

Hoje o município conta com apenas com 01 caminhão prensa e 01 caminhão caçamba este cedido pela secretaria de obras, com 02 motoristas e 04 servidores encarregados da coleta de resíduos sólidos.

A secretaria de meio ambiente informa aos moradores de São José, que a coleta de lixo é prioridade deste governo, todos os esforços estão sendo feitos para manter a normalidade, hoje a falta de mão de obras, vem causando essa insatisfação momentânea.

Gostaríamos de salientar que os novos funcionários aprovados no concurso público já estão sendo chamados e os recursos para a manutenção dos veículos foram aprovados pela Câmara Municipal em 07/10/2014.

Acreditamos sim que a cidade voltará a ter a coleta normalizada, os poderes Executivo e Legislativo trabalham em conjunto para isso.

A cidade vem passando por esses momentos desagradáveis para todos, mas assim como fomos atendidos em nossa reivindicação na economia de água devido ao momento crítico de estiagem, pedimos a compreensão da população, para a irregularidade na coleta do lixo.

A prefeitura e a secretaria de Meio Ambiente não são coniventes com tais situações, e continuarão trabalhando para manter a cidade limpa como nos dias anteriores a essa crise.

Data de publicação: 17/10/2014