O Sistema Firjan inaugurou na sexta-feira (24), a nova Representação Regional no Centro-Sul Fluminense. A representação, que atuará nos municípios de Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Areal e Sapucaia, terá sede em Três Rios. O presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação e Panificação de Três Rios e Região, Alceir José Corrêa, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Artefatos de Obras e Cimentos e Terraplenagem de Três Rios, Waldir dos Santos Junior, assumirão, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do Conselho Empresarial.

Considerada uma das áreas do Estado com maior crescimento nos últimos anos, a região tem, hoje, cerca de 180 mil moradores, sendo 44% deles (79 mil pessoas) em Três Rios. Nesta área, segundo dados da Gerência de Estudos Econômicos da Firjan, com base em números do Ministério do Trabalho e Emprego, existem na área quatro mil estabelecimentos legalizados, que empregam 49,2 mil pessoas. O maior destaque é a Indústria de Transformação, que responde por 447 estabelecimentos e 10,7 mil empregos. A Construção Civil também é destaque: contempla 152 empresas e 2,1 mil trabalhadores. O principal polo industrial é Três Rios, onde há 6,5 mil empregados formais na Indústria de Transformação e 1,7 mil na Construção Civil.

Presidente da nova Representação Regional, Alceir José Corrêa lembra que os números mostram um expressivo crescimento do município, principalmente na Indústria de Transformação. “Três Rios foi escolhida como sede da Representação não por acaso. Entre 2006 e 2013 foram gerados mais de 3,8 mil postos de trabalhos formais apenas na Indústria de Transformação, o que representa um crescimento de 141,1%, bastante superior ao avanço observado no estado do Rio no mesmo período, que ficou em pouco mais de 29%”, enfatizou.

“A Regional abre novas perspectivas para os municípios desta região. Temos uma localização estratégica e agora, com uma aproximação ainda maior do Sistema FIRJAN, os empresários terão a oportunidade de crescer de forma orientada e organizada”, destacou. O vice-presidente Waldir dos Santos Junior também lembrou que, com a estrutura, os sindicatos também serão fortalecidos.

Três Rios e região possuem um parque industrial diversificado, com a maior parte dos empregos industriais distribuídos entre os setores de produtos alimentícios (principalmente carnes), material plástico, produtos de metal, vestuário e acessórios e outros equipamentos de transporte (especialmente locomotivas).

Fonte: Entre Rios Jornal

Data de publicação: 22/12/2014