As Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro - 2014 foram anunciadas na noite da última segunda-feira, dia 8, na sede da Firjan, no centro do Rio de Janeiro. O prêmio revelou os mais votados de 10 categorias, entre mais de cem produtos par...

As Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro - 2014 foram anunciadas na noite da última segunda-feira, dia 8, na sede da Firjan, no centro do Rio de Janeiro. O prêmio revelou os mais votados de 10 categorias, entre mais de cem produtos participantes, distribuídos em 40 municípios, e escolhidos em votação popular, pela internet.

O projeto recebeu cerca de 30 mil votos, entre os meses de agosto e outubro. Os vencedores foram: Da Água – Sardinha de Cabo Frio (Baixadas Litorâneas), Cachaças –Coqueiro (Paraty - Costa Verde), Cafés – Tassinari Cafés (São José do Vale do Rio Preto - Região Serrana), Cervejas – Penedon Agulha Negra (Penedo - Itatiaia), Conservas e Patês – Mistura Fina (Lumiar – Nova Friburgo – Região Serrana), Doces e Compotas – Chuvisco (Campos dos Goytacazes – Norte Fluminense), Laticínios – Laticínios Itaocara (Itaocara – Noroeste Fluminense), Mel – Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo – Região Serrana), Queijos – Queijos do Sítio Solidão (Miguel Pereira – Centro-Sul Fluminense) e Da Terra – Farofa de Mandioca Sítio Abaetetuba (Lumiar – Nova Friburgo – Região Serrana).

A apresentação dos premiados foi feita pela chef Flávia Quaresma e pela atriz Juliana Martins.

Além da votação popular, a segunda edição do prêmio Maravilhas RJ contou com uma renomada equipe de consultores que, junto com a comissão organizadora, elegeu os vencedores de dois prêmios especiais: Instituição, que teve como vencedor Instituto Maniva, associação sem fins lucrativos que entende a gastronomia como importante ferramenta de transformação social, e Personalidade, que foi para Margarida Nogueira – líder do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro.

“Nosso objetivo é valorizar a produção gastronômica fluminense e os profissionais que estão a serviço dela, com projetos de desenvolvimento cultural, social e educativo a partir do alimento e da tradição local”, ressalta o jornalista e escritor Chico Junior, idealizador do prêmio e autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro.

O Maravilhas RJ é um prêmio que busca divulgar e estimular a produção gastronômica fluminense. O projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado, além do apoio da Firjan, Prefeitura de Angra e UNISUAM.

Serviço:

Vencedores prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio – 2014

Da Água – Sardinha de Cabo Frio (Baixadas Litorâneas)

Cachaças –Coqueiro (Paraty - Costa Verde)

Cafés – Tassinari Cafés (São José do Vale do Rio Preto - Região Serrana)

Cervejas – Penedon Agulha Negra (Penedo - Itatiaia)

Conservas e Patês – Mistura Fina (Lumiar – Nova Friburgo – Região Serrana)

Doces e Compotas – Chuvisco (Campos dos Goytacazes – Norte Fluminense)

Laticínios – Laticínios Itaocara (Itaocara – Noroeste Fluminense)

Mel – Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo – Região Serrana)

Queijos – Queijos do Sítio Solidão (Miguel Pereira – Centro-Sul Fluminense)

Da Terra – Farofa de Mandioca Sítio Abaetetuba (Lumiar – Nova Friburgo – Região Serrana).

Prêmios especiais

Instituição - Instituto Maniva

Personalidade - Margarida Nogueira (líder do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro).

Fonte: Renata Rosas

Data de publicação: 17/12/2014

Compartilhe!