O governador reeleito Luiz Fernando Pezão e o vice-governador eleito Francisco Dornelles tomaram posse na quinta-feira (1/1) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Diplomados no dia 15 de dezembro de 2014, Pezão e Dornelles prestaram o juramento constitucional e assinaram o termo de posse. Após o encerramento da sessão, o governador seguiu para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, onde anunciou investimentos em áreas prioritárias como Saúde, Segurança, Educação e Transportes.

– A missão que estou assumindo não é fácil, mas é enobrecedora. Quero manter as muitas conquistas que fizemos nestes últimos oito anos e também ampliá-las. Vamos trabalhar muito e isso se estende aos secretários. Quero que eles se dediquem, assim como eu, a cada cidade fluminense – afirmou o governador.

Segundo Pezão, já na próxima semana serão anunciadas mudanças nos orçamentos das secretarias e novidades em áreas estratégicas para o governo estadual.

– Quero avançar para atender à população que necessita. Temos projetos para tirar do papel e vamos dar prosseguimento aos que já estão em andamento. Para fazer com que o estado continue a crescer, teremos que tomar medidas de diminuição de custos. Mas vejo o cenário com otimismo. O estado vai continuar pujante – ressaltou.

Projetos para Segurança Pública

Um dos principais objetivos do novo mandato será o investimento em Segurança Pública, com a construção de batalhões em Araruama, Itaguaí e Nova Iguaçu. Também estão previstas a modernização das unidades policiais fluminenses, o aperfeiçoamento do projeto de pacificação e a implantação de políticas habitacionais para profissionais da área.

– O Estado vai disponibilizar terrenos de alguns batalhões para construir apartamentos para policiais militares e civis, e bombeiros. Estamos também conversando com os governos de Minas Gerais, de São Paulo, e do Espírito Santo, além do governo federal, para realizar grandes operações policiais em nossas divisas. Para as UPPs, está previsto o aperfeiçoamento do projeto, experiências com novas ocupações e construção das sedes definitivas das Unidades de Polícia Pacificadora – explicou.

De acordo com o governador, alguns investimentos em obras de infraestrutura no estado já estão garantidos, como a Linha 3 do Metrô, que vai ligar São Gonçalo a Niterói. Na área da Saúde, está previsto o reforço, principalmente, na atenção básica dos municípios.

– Vou continuar ajudando as cidades a implementarem as Clínicas da Família, incrementando a atenção básica. Vamos avançar muito nessa área. Também quero manter os recursos na construção de instituições de referência, como os hospitais do Cérebro, da Mulher e da Criança – disse Pezão, anunciando um encontro em Brasília, no dia 7 de janeiro, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para discutir ações no setor.

Para a área de Educação, a meta é levar o Rio de Janeiro ao primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

– Vamos continuar investindo na Educação, para que o Estado do Rio chegue ao primeiro lugar do Ideb. No passado, ocupávamos a 26ª posição no ranking e, atualmente, estamos em quarto lugar. Quero que o estado também se destaque em educação profissionalizante – ressaltou.

Os investimentos na melhoria do abastecimento de água na Baixada Fluminense também estão entre os compromissos assumidos para o segundo mandato.

– Já assinamos um empréstimo de R$ 3 bilhões com a Caixa Econômica Federal para levar água para toda a Baixada. Vou acompanhar essa obra de perto – disse.

Trajetória política

A cerimônia na Assembleia – presidida pelo presidente da Alerj, Paulo Melo – contou com a presença de diversos políticos e autoridades, entre eles a presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o procurador-geral da Justiça Estadual, Marfan Martins Vieira, e o ex-governador Sérgio Cabral. Em seu discurso, o governador lembrou sua trajetória política, iniciada no município de Piraí, no Médio Paraíba.

– Meu dever é me aperfeiçoar cada vez mais para atender a todos. Me orgulho da minha trajetória, comecei como vereador e depois me tornei prefeito de Piraí, uma cidade pequena que passava por um momento difícil na época. Ao assumir a prefeitura, em 1997, Piraí arrecadava R$ 17 milhões. Quando saí, passou a arrecadar R$ 95 milhões. O cenário era de crise, por isso, agora, não me assusto com as dificuldades – disse o governador.

Na quinta-feira (1/1), o governador reeleito viajou para Brasília, onde participou da cerimônia de posse da presidenta reeleita, Dilma Rousseff.

Texto: Esther Medina e Veronica Lopes

Fotos: Shana Reis e André Gomes de Melo