No mesmo dia em que ocorreu a sessão na Câmara Municipal que discutiu a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2016, ocorreu uma segunda reunião, entre as 14h e as 16h, com a Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Nessa reunião, que foi uma audiência pública, os deputados estaduais da comissão receberam sugestões de autoridades políticas, líderes comunitários e integrantes da sociedade civil organizada sobre possíveis emendas no orçamento estadual.

A previsão orçamentária para o estado do Rio de Janeiro é de R$ 79 bilhões – R$ 3 bi a menos do que os recursos arrecadados este ano. Essa foi uma das audiências itinerantes que a Alerj está realizando em municípios do interior do Estado.

O secretário de Estado de Habitação e deputado licenciado, Bernardo Rossi (PMDB), defendeu investimentos que possibilitem a ampliação de programas da Secretaria. “A habitação é uma prioridade em praticamente todos os municípios do Estado. Temos uma série de projetos importantes que estão em andamento, e outros que serão implementados”, disse.

A audiência foi presidida pelo deputado Wanderson Nogueira (PSB), que disse que as demandas apresentadas na audiência “serão avaliadas e ajudarão a orientar as emendas que serão propostas pelos deputados”.

Líderes comunitários de Petrópolis apresentaram demandas da sociedade. Um deles, o representante da União Distrital das Associações de Moradores (Udam), Sérgio Ramos Mattos, disse que “uma das prioridades da cidade deve ser a dragagem de rios” para prevenir enchentes. Cristiano Romão, representante dos moradores do Duarte da Silveira, pediu mais infraestrutura para os bairros: “Ao fim das obras de duplicação da BR-040, o (Duarte da Silveira) será a principal entrada da cidade. precisamos melhorar a infraestrutura”, argumentou.

Demandas

Também esteve presente o prefeito de São José do Vale do Rio Preto, José Augusto Gonçalves (PSD), que chamou atenção para a necessidade de melhorias nas vias de acesso àquele município: “Somos um município pequeno que depende das condições da estrada para fazer o escoamento da produção. Diariamente pelo menos 100 caminhões frigoríficos saem da cidade para abastecer mercados da Região dos Lagos, Baixada e da Capital. Nossas Estradas hoje estão em condições muito ruins. As melhorias são urgentes”, disse. A base da economia de São José é a criação de aves e a agricultura.

Participaram também o representante da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, Fábio Siqueira, a representante da Secretaria de Estado de Educação, Helena Brunet, o secretário municipal de Habitação Jorge Maia e os vereadores petropolitanos Anderson Juliano (PT) e Roni Medeiros (PTB).

Fonte: Diário de Petrópolis

Data de publicação: 27/10/2015