O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Jose do Vale do Rio Preto, oportunamente há alguns anos vem discutindo a implantação de uma disciplina municipal, que se trata da “ETICA E CIDANIA”, após constatar que a antiga “Educação, Moral e Cívica”, na prática não é mais ensinada. Diante da Campanha do Ministério da Educação “BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR”, o CMDCA – São José, encaminha sugestão de inclusão novamente da referida disciplina.

A Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014. É ela quem vai definir a partir do ano que vêm, quais são os "objetivos de aprendizagem" a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A Base Nacional Comum Curricular é o maior documento a receber sugestões e contribuições da sociedade durante a sua elaboração. No ar desde 15 de setembro de 2015, o portal da Base recebeu, até 30 de novembro, cerca de 4,2 milhões de contribuições de 119 mil professores, 3,1 mil estudantes, 1,6 mil pais, 1,8 mil organizações da sociedade civil, pesquisadores e 21,3 mil escolas públicas e privadas.

A Base Comum vai ser igual para todo o Brasil. Mas ela prevê espaços para a "base diferenciada", que são os conteúdos definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de suas regiões.

O CMDCA-São Jose/RJ, reivindica a inclusão obrigatória da disciplina “ETICA E CIDADANIA”, que tratará, numa visão moderna, da ETICA; MORAL E DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO (inclusive os em desenvolvimento) E DAS AUTORIDADES”, assim, ousamos convocar a população para que apoiem o CMDCA - São Jose/RJ.

Todo cidadão pode colaborar, acessando o endereço “basenacionalcomum.mec.gov.br” ou o portal do Ministério da Educação – MEC, mas o prazo para que o documento final da Base esteja pronto e aprovado é junho de 2016. Antes disso, é preciso concluir algumas fases: elaboração da proposta preliminar consulta pública, elaboração da segunda versão, seminários entre as redes de ensino, elaboração da versão final, e a discussão e votação.

O CMDCA-São Jose/RJ já deu a sua contribuição, agora só falta você diretor, professor, aluno e cidadão. Conheça a Base Nacional Comum Curricular, a sua participação é fundamental. Será a partir dela, e das demais contribuições que a ela se somarão, que o texto preliminar será revisto para se transformar na proposta final do Ministério da Educação para a Base Nacional Comum Curricular.

Assista o video e conheça Base Nacional Comum Curricular

Data de publicação: 24/02/2016