Os moradores de São José do Vale do Rio Preto em breve terão mais um motivo para comemorar. Na última sexta-feira 04/03/16, foi entregue a administração pública , a Planta de Levantamento da futura SE – Subestação de Energia de São José do Vale do Ri...

Os moradores de São José do Vale do Rio Preto em breve terão mais um motivo para comemorar. Na última sexta-feira 04/03/16, foi entregue a administração pública , a Planta de Levantamento da futura SE – Subestação de Energia de São José do Vale do Rio Preto.

A planta do local cedido pelo município onde serão iniciadas as obras para a construção da subestação de energia, que irá garantir maior oferta de energia elétrica, mais qualidade no fornecimento e beneficiar os moradores do município.

Entenda o caso

Esse projeto teve início em 2014, quando a administração pública, participou da reunião com os diretores da AMPLA Energia e Serviços S.A em Niterói, onde foi apresentado na ocasião um relatório de todas as deficiências dos serviços prestados pela empresa no município.

Após a reunião em outubro de 2014, técnicos da Ampla estiveram em São José, apresentando proposta para a futura instalação da subestação de energia no município. A empresa veio em busca de um local apropriado para receber a subestação.

Na ocasião, foi oferecido por parte de prefeitura, o terreno ao lado do Estádio Municipal Raul Ferreira Isidoro em Águas Claras, e posteriormente o terreno ao lado da Secretaria de Meio Ambiente no Parque de Exposições.

Os técnicos da Ampla opinaram pelo terreno ao lado do campo em Águas Claras, devido ao fácil acesso e pela proximidade a Estrada Silveira da Mota.

Clínica de Saúde da Família

O fato é que o terreno também fora escolhido pela Secretaria de Obras do Estado em fevereiro de 2013, para ser instalado no município à Clínica da Saúde, um projeto do Governo do Estado, mas devido ao período eleitoral em 2014, o projeto ficou parado.

Em busca de não perder o projeto, o prefeito José Augusto neste período viajou inúmeras vezes, solicitando o andamento do projeto de construção da clínica da saúde em São José, levando em conta que em outros municípios as obras foram entregues.

Retomada das obras na Clínica de saúde da Família

Devido aos contatos feitos com o governo do estado para a alegria da administração pública e dos moradores, em julho de 2015, uma equipe de engenheiros, técnicos, fiscais e funcionários da secretaria de obras do estado, chegaram a São José com equipamentos, materiais e máquinas, para dar início às obras de construção da clínica da família no terreno de Águas Claras.

Instalação do Centro Satélite

No dia 03 de fevereiro deste ano, outra equipe da Ampla esteve no terreno de Águas Claras, para a adequação do local onde inicialmente seria instalado o Centro Satélite, um equipamento da Ampla que irá dar a sustentação na energia, amenizando as quedas de energia que ocorrem em São José. O município será o primeiro a receber esse novo equipamento (centro satélite) no Estado do Rio.

Um novo terreno para o projeto

Devido à ocupação do local oferecido a Ampla em Águas Claras, pela instalação da Clínica da Saúde, o Secretário de Obras de São José Guilherme de Sá Pereira, sugeriu a visitação a um novo espaço, o terreno de propriedade do município localizado no Sítio São Guido, em frente à ponte em construção.

A equipe técnica da Ampla, o prefeito José Augusto e o secretário de obras Guilherme, estiveram no local sugerido e o espaço teve aprovação imediata, sendo passível para a construção do Centro Satélite e a nova subestação de São José.

Entrega da Planta

E nesta última sexta-feira 03 de março, estiveram presentes no gabinete do prefeito, o Engenheiro da Ampla o senhor Aluíres Mothe, a Relações Institucionais a senhora Cláudia Guimarães e o Especialista em Linha de Transmissões o senhor Eduardo Nogueira, para a entrega da Planta de Levantamento da futura SE – Subestação de Energia de São José do Vale do Rio Preto e a assinatura do documento enviado pelo setor de Engenharia de Alta Tensão sobre a Cessão da área para a construção do Centro Satélite e da Subestação.

No dia 04/03, o documento foi protocolado com o número 1808/2016. Após os trâmites legais, será enviado a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que dispõe a cessão do terreno para a construção da SE – São José.

A equipe técnica da Ampla, explicou que a linha de transmissão que abastecerá a SE - São José virá da Usina Hidrelétrica de Areal, e que o processo depende ainda da topografia do percurso pretendido, das licenças ambientais dos órgãos responsáveis e das desapropriações dos terrenos por onde passarão as linhas.

De acordo com o cronograma da empresa, entre quatro (04) e cinco (05) meses o Centro Satélite estará funcionado e a previsão da entrega da SE – São José é de um (01) a dois (02) anos.

Ainda de acordo com as informações da equipe técnica da Ampla, com a construção da subestação o município passará a ter um sistema dedicado e exclusivo para a distribuição na cidade, proporcionado energia elétrica com mais eficiência e mais qualidade a população.

Segundo a administração pública, com a instalação da subestação o município receberá uma obra que irá beneficiar a população e a administração pública, quando a subestação estiver pronta, irá atrair investimentos para o município. – “Estou muito feliz! Com a vinda da subestação para a nossa cidade vamos realizar dois sonhos de uma só vez. O primeiro é o fim das quedas de energia em nossa cidade, não podemos mais conviver com esse problema que atingi diretamente a nossa economia, o comércio e os moradores sofrem com a demora no restabelecimento, prejudicando toda a cidade. O outro sonho é poder oferecer uma energia de qualidade as empresas que queiram se instalar em nosso município. Isso vai proporcionar a melhoria na arrecadação e na oferta de emprego e renda para a nossa população, é isso que precisamos urgentemente.” – Finalizou.

Data de publicação: 27/04/2016

Compartilhe!