Na segunda-feira dia 28/03 como fora anunciado anteriormente, as secretarias de defesa civil e saúde, estiveram na comunidade de Pouso Alegre, em um mutirão para a coleta dos caramujos africanos, que vem causando transtornos e prejuízos aos moradores...

Na segunda-feira dia 28/03 como fora anunciado anteriormente, as secretarias de defesa civil e saúde, estiveram na comunidade de Pouso Alegre, em um mutirão para a coleta dos caramujos africanos, que vem causando transtornos e prejuízos aos moradores da comunidade.

As equipes da defesa civil e vigilância sanitária junto aos moradores começaram bem cedo a colher os caramujos, ao final, onze sacos do molusco foram recolhidos. Os mesmos foram incinerados e enterrados em uma solução de cal, em local fora do alcance dos moradores.

Na tarde da última terça-feira 29/03, sob a coordenação da Defesa Civil de São José, uma reunião de emergência foi realizada na sede da secretaria, envolvendo o prefeito José Augusto, Emater, e as secretarias de Defesa Civil, Agricultura, Saúde e a Vigilância Sanitária, para elaborar um plano de combate aos caramujos africanos que se espalharam por alguns bairros do Município.

As secretarias de defesa civil e saúde programaram outro mutirão em Pouso Alegre, onde será feita novamente a colheita e também testes com soluções químicas nocivas ao meio ambiente, em busca de exterminar os caramujos. Segundo a Vigilância Sanitária, há uma preocupação em achar uma solução imediata em relação ao fim dos caramujos, porque já foram encontrados caramujos em outros bairros da cidade.

O biólogo e especialista em entomologia urbana, Sérgio Bocalini, vice-presidente executivo da Associação dos Controladores e Vetores de Pragas Urbanas (APRAG), dá 08 dicas de como evitar o contato com esta espécie de molusco, que virou praga no país:

1. Nunca comer os moluscos capturados, tampouco criá-los.

2. Para capturá-los, utilize luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos.

3. A melhor ocasião para capturar os moluscos é no crepúsculo e/ou dias nublados e chuvosos, pois é quando saem de seus abrigos em maior número.

4. Para destruí-los, coloque os moluscos encontrados em um balde com água e bastante sal de cozinha (NaCl), até que parem de se mexer. Depois, quebrar as conchas para que a água da chuva não fique nelas e depois enterrar ou por no lixo.

5. Os ovos dos moluscos, pequenos e de cor clara e duros, devem ser destruídos por fervura em água antes de colocá-los no lixo.

6. Não só os caramujos gigantes podem representar riscos, então evite manusear outras espécies de moluscos como lesmas e caracóis de jardim, pois podem ser também hospedeiros de doenças, principalmente em ambientes com presença de roedores.

7. Antes de consumir hortaliças, lavar cuidadosamente e desinfetar com solução clorada todas as folhosas que serão consumidas cruas.

8. Evitar lixo em quintais, jardins e terrenos.

E não se esqueça: após eliminar os caramujos, faça a cata das conchas desses animais, utilizando luvas ou sacos plásticos nas mãos, pois, estas conchas acumulam água e podem servir de criadouros para os mosquitos da Dengue.

Caso tenha contato com esses animais, entre em contato com a Defesa Civil Municipal no telefone 2224-2477 ou a Vigilância Sanitária Ambiental no telefone 2224-2249

Data de publicação: 19/04/2016

Compartilhe!