Escuta ativa e inspiração para o Legislativo em parceria com a sociedade para elaborar propostas concretas de desenvolvimento regional. É esse o objetivo do #SuperaRio, uma série de quatro encontros que serão realizados pelo Fórum de Desenvolvimento ...

Escuta ativa e inspiração para o Legislativo em parceria com a sociedade para elaborar propostas concretas de desenvolvimento regional. É esse o objetivo do #SuperaRio, uma série de quatro encontros que serão realizados pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, presidido pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), em parceria com a InterTV (afiliada da TV Globo) nas Regiões Serrana, Norte, Noroeste e dos Lagos a partir da próxima segunda-feira. Os eventos acontecerão em Nova Friburgo (13/05), Campos (20/05), Itaperuna (24/05) e em Cabo Frio (27/05) e têm como propósito alinhar ações, a partir da interação entre lideranças locais, especialistas e instituições da sociedade civil organizada, visando à criação de uma agenda regional a ser apresentada aos parlamentares, calcada nas vocações dos municípios. O objetivo é identificar as ações que já estão em curso e propor soluções, indo além do raio-X da crise e traçando medidas objetivas, com base no desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental).

O primeiro encontro, em Nova Friburgo, reunirá representantes da Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Carmo, Cantagalo, Duas Barras, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena), a partir das 13h, no auditório da CDL. Além dos deputados estaduais, estão sendo convidados deputados federais, prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores da Região Serrana, além da sociedade civil organizada local e professores das universidades da região.

“É preciso mergulhar na crise para ajudar o estado. O Supera Rio é um conjunto de ações, sustentada por três pilares: ações efetivas, transparência e colaboração. A expectativa é colher propostas e continuar apresentando alternativas para que o Rio de Janeiro volte a respirar economicamente", afirma o deputado Wanderson Nogueira (PSOL), um dos idealizadores dos encontros, que reitera também o caráter suprapartidário do evento. “Não tem dono, os encontros são abertos para que todos compartilhem as suas ideias. A crise pede urgência e olhar o interior do estado pode nos ajudar a sair dela”.

O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Lessa, o presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, Darc Costa, o presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Pedro Celestino, o economista, José Luis Fevereiro e o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no estado do Rio de Janeiro (Sindlat), Antonio Carlos Celles Cordeiro, já confirmaram presença no evento. Também farão palestras representantes do Sebrae-RJ e da UERJ. "Várias ações têm sido empreendidas pela Alerj para superar esse momento de crise econômica. O objetivo dessa série de encontros é levar o Poder Legislativo para as regiões do estado e mostrar que há outras medidas que precisam estar no radar. Temos uma série de potências a serem trabalhadas em prol do desenvolvimento e precisamos ser criativos", explica o presidente do Fórum, deputado Jorge Picciani (PMDB), que fará a abertura do encontro.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2588-1352 ou pelo email forumdedesenvolvimento@alerj.rj.gov.br

Sobre o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro:

Criado em 2003 pela Alerj, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro tem como foco promover inovações e ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir da interação constante entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Composto por 39 instituições, o Fórum tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de um diálogo franco, transparente e aberto a todos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais e eventos.

Confira a programação preliminar*

13/06 - Região Serrana

Nova Friburgo 13h às 18h – Auditório CDL - Rua Fernando Bizzotto, 39.

13:00 – Recepção dos convidados

13:20 – Abertura

Mesa de autoridades: Presidente da Alerj e autoridades presentes

14:00 – “O Cenário Atual e os Desafios do Estado do Rio de Janeiro” *cada um terá de 10 a 15 minutos de fala. Previsão de composição da mesa com dois deputados fazendo a mediação/comentários - José Luiz Fevereiro e Guilherme Estrella

15:00 – “Alternativas de Desenvolvimento para a Região Serrana” *Cada palestrante terá de 10 a 15 minutos de fala em que deverão apresentar os seguintes tópicos dentro da sua visão: inovação/competências que precisam ser desenvolvidas/sustentabilidade (econômica, social e ambiental)/desburocratização).

FIRJAN - Antonio Carlos Celles Cordeiro - presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no estado do Rio de Janeiro (Sindlat). Além disso, é sócio-diretor da Celles Cordeiro Alimentos LTDA (CCA Laticínios)

SEBRAE – Fernanda da Silva Gripp, Coordenadora do Escritório da Região Serrana I

FAERJ - Heloisio Amorim

UERJ – Professor Ricardo Barros (IPRJ/UERJ)

16:15 – “Potencialidades e Desenvolvimento Regional" - Carlos Lessa e Darc Costa

17:15 – Pinga Fogo

Neste momento, representantes das instituições presentes que se inscreverem terão cinco minutos de fala ao microfone para dirigir propostas à mesa.

17:45- Leitura da Carta SuperaRio Região Serrana

18:00 - Encerramento

Data de publicação: 14/06/2016

Compartilhe!