O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio, Paulo Melo, anunciou no fim da tarde desta quinta-feira (9) que irá deixar o cargo. Ele justificou sua saída ao manifestar insatisfação com o corte de programas sociais anunciado pelo governo do estado

Paulo Melo está em férias, que se encerram no dia 12 de julho. Ele disse que ao término deste período não irá voltar para secretaria, mas reassumir seu posto de deputado estadual.

Em nota, ele agradeceu as declarações do governador em exercício, Francisco Dornelles, de que não aceitaria um pedido de demissão do secretário. “Eu considero o Paulo Melo um dos grandes quadros políticos do estado e se ele me trouxer o pedido de demissão eu não vou aceitar”, afirmou Dornelles .

O pacote de austeridade anunciado pelo governo do estado nesta quarta-feira prevê a interrupção do programa Renda Melhor e a suspensão de novas concessões do Renda Melhor Jovem.

Na mesma entrevista ao RJTV, Dornelles disse compreender a insatisfação de Paulo Melo. “Ele tem toda a razão em estar aborrecido, como eu também estou, como o pezão está, porque a coisa mais dura é você cortar programas principalmente na área social. Faço por obrigação e com muito desgosto”, afirmou o governador em exercício.

“Para mim uma questão está decidida: temos que atender os mais humildes", destacou Paulo Melo ao ratificar sua saída do cargo.

Conforme declarado por Dornelles, o corte do programa social não será revisto num primeiro momento. Porém, ele afirmou que o estado poderá voltar a pagá-lo. “Tão logo o estado retome as suas condições financeiras, o programa será restabelecido”, disse.

O governador em exercício enfatizou que, por hora, a concessão do Bilhete Único permanecerá como está. Porém, o estado pretende restringi-lo.

“A ideia é que o Bilhete Único fosse dado exclusivamente a pessoas de baixa renda, que ganhasse abaixo daquele teto de isenção do imposto de renda”, explicou Dornelles. Segundo ele, a questão ainda será melhor estudada pois “existe unanimidade de que é preciso cortar, mas não existe unanimidade sobre qual o caminho e como administrar o corte”, explicou.

Confira abaixo a íntegra da nota emitida por Paulo Melo:

"Agradeço profundamente as declarações feitas hoje pelo governador em exercício Francisco Dornelles, de que não aceita a minha decisão de entregar o cargo de Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e faço aqui alguns esclarecimentos. Apesar da grande credibilidade do governador, o programa social Renda Melhor não custa atualmente R$ 200 milhões por ano como foi veiculado. Depois de uma profunda auditoria, nós, na secretaria, baixamos o custo para R$ 9 milhões mensais. É quase a metade.Quero deixar claro que o governador está no caminho certo de enxugar a máquina administrativa, mas na questão social existem outros critérios que precisam ser adotados. Um deles, que baixaria os gastos, seria uma linha de corte no bilhete único, que atende de maneira indiscriminada quem precisa e quem não precisa.Minhas férias se encerram no dia 12 de julho e, não podendo o Governo atender as demandas mínimas da população, como os programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, ao final assumo meu mandato de deputado estadual. Para mim uma questão está decidida: temos que atender os mais humildes".

(Foto: Cristiane Cardoso / G1)

Data de publicação: 10/06/2016