Aconteceu na última segunda-feira 13/06 nas dependências da Defesa Civil São José do Vale do Rio Preto, a reunião do Conselho Municipal de Segurança.

A reunião foi conduzida pelos senhores Nelson Soares, membro do conselho municipal de segurança do comandante do DPO São José Tenente Rodrigo e do Inspetor Carlos da Polícia Civil.

Alguns temas foram abordados na reunião, como o aumento no número de policiais, a inclusão de policiamento feminino na cidade para casos de revistas em mulheres nas abordagens policiais. A aplicação da Lei nos casos dos veículos com som ligados com o volume acima do permitido em locais públicos e o caos do trânsito no centro de São José do Vale do Rio Preto.

Em relação ao aumento de policiais para o município, o comandante do DPO o tenente Rodrigo, falou sobre a dificuldade que o estado vem passando nesses últimos meses e não deu nenhuma esperança por enquanto no aumento do efetivo na cidade.

No caso da inclusão de policiais femininos em São José, o tenente disse que é possível sim, desde que a administração pública, seja parceira com a Polícia Militar, nas adequações necessárias que o DPO de São José precisa passar para acomodar as policiais. Tenente Rodrigo disse que o assunto será levado as autoridades competentes e discutido em novas reuniões.

A reunião tratou também do caso da Lei Nº 1.878 DE 02 DE JULHO DE 2014, que Dispõe sobre a proibição de som em volume excessivo produzido por aparelhagem de som automotivo, e que não vem sendo cumprida no município.

O comandante do DPO disse que é preciso que a Polícia Militar, tenha o equipamento próprio para o uso nos casos de uma ocorrência, o decibelímetro, equipamento que faz a medição de níveis de ruído, para auxiliar no trabalho de orientação e repressão aos que infringem a legislação. O equipamento precisa estar calibrado pelo INMETRO, ao qual define os limites de ruído acima dos quais se caracteriza poluição sonora.

Segundo o comandante, o equipamento ajudaria, mas avisa que infelizmente no momento a policia militar não possui esse equipamento.

Participantes da reunião deram sugestões acabar com o problema dos carros com o som ligados, enquanto a lei municipal não seja aplicada aos infratores, como a aplicação da LEI FEDERAL N° 9.341, das Condições básicas de proteção ambiental contra a poluição sonora, ou a criação de um decreto por parte da prefeitura e com a aprovação dos vereadores, proibindo carros com som nos locais públicos, praças, próximos às igrejas, escolas, repartições, hospitais etc...

O assunto que mais chamou a atenção na reunião foi o aumento dos veículos na cidade, fato que vem causando um caos no trânsito de São José.

Foi sugerida uma reunião com a Câmara, Prefeitura e o Conselho de Segurança, para analisar o andamento do processo que corre no DETRAN/RJ, da inclusão do município de São José do Vale do Rio Preto, ao (CTB) Código de Trânsito Brasileiro.

Estiveram presentes na reunião, representantes de associação de moradores, comerciantes, representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e da sociedade em geral. A próxima reunião acontecerá no dia 25 de julho de 2016, na Defesa Civil e todos os interessados em discutir metas para a segurança municipal, estão convidados.

Data de publicação: 20/06/2016