A Secretaria de Saúde informa que a campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação para crianças de 0 a menores de 5 anos e adolescentes será do dia 19 à 30 de setembro, sendo o “Dia D”, no dia 24, sábado na Central de Imunizaç...

A Secretaria de Saúde informa que a campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação para crianças de 0 a menores de 5 anos e adolescentes será do dia 19 à 30 de setembro, sendo o “Dia D”, no dia 24, sábado na Central de Imunizações.

Esta campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos, com as vacinas contra hepatite B, rotavírus, pentavalente, pneumocócica 10v, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) , Varicela , Hepatite A , e poliomielite, adolescentes ( meninas ) com a vacina contra o HPV.

Todas as Unidades de Saúde da Família também estarão fazendo a avaliação da caderneta durante a semana.

A campanha que fornece ao público-alvo várias vacinas ao mesmo tempo, visa contribuir para a redução da incidência das doenças imunopreveníveis.

Vacina contra Poliomielite:

Este ano a vacina passa a ser indicada apenas para crianças entre seis meses a menores de cinco anos que NÃO tenham tomado até agora todas as doses recomendadas para proteção.

A idéia é incentivar a atualização da caderneta, sem fazer com que a vacina oral a tão famosa “gotinha” seja aplicada de forma indiscriminada para todas as crianças dessa faixa etária, uma vez que a Poliomielite (doença ), está erradicada no Brasil desde 1990, e que as doses necessárias para proteção estão garantidas.

Este ano houve uma mudança na formulação da vacina que era TRIVALENTE ( vírus 1, 2 e 3 ), no entanto o tipo 2 já está erradicado no mundo.

Então passaremos a utilizar a BIVALENTE ( vírus 1 e 3 ) já na próxima campanha. A vacina VIP (vacina inativada contra Pólio), mais segura é injetável e é administrada em três doses no 2º, 4º e 6º mês de vida da criança. Em seguida são indicadas mais duas doses de reforço da versão oral, aos 15 meses e aos 04 anos.

O modelo anterior das campanhas fazia com que muitos recebessem várias doses extras sem necessidade.”Não há muito sentido em fazer uma campanha indiscriminada vacinando quem já esta protegido, só para ter certeza de que não falta ninguém.”

Esta atualização também irá incluir adolescentes para atualização das vacinas TRIVIRAL ( Sarampo, Caxumba e Rubéola ), e HPV para as meninas de 09 aos 13 anos que ainda não foram vacinadas.

Data de publicação: 03/10/2016

Compartilhe!