Na ultima terça-feira (14/02), o prefeito Gilberto Esteves recebeu em seu gabinete representantes da ENEL, onde ele demonstrou toda insatisfação com o atendimento que a cidade vem recebendo nos últimos anos.

Especificamente em relação à cidade de São José do Vale do Rio Preto, a ENEL está realizando uma série de modernizações e intervenções em sua rede de distribuição, a fim de melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Os investimentos incluem novidades como o aplicativo de poda, onde, no momento da inspeção de rotina da rede, serão recolhidos dados sobre vegetação, incluindo as coordenadas para localização e fotos, gerando análise de dados e agendamento da poda no local, de forma dinâmica e eficiente em cada parte do processo.

O referido Plano de Qualidade também abrange algumas inovações e uma serie de intervenções no sistema elétrico, tais como: construção de novas redes de distribuição de energia; reforço e interconexão de redes; instalação de novos equipamentos e substituição de outros entre outras ações.

Outra inovação da ENEL na Europa é o centro de satélite. Este é uma solução ideal para a utilização em áreas urbanas que possuem alimentadores extensos e grande número de clientes. Ele permite aumentar a quantidade de alimentadores existentes ao dividi-los em novos alimentadores, tornando-se assim uma alternativa à construção de uma subestação, que exige alto investimento e mais tempo. Consiste em uma infra-estruturar em alvenaria, construída próximo a uma subestação que internamente, abriga entre três a oito disjuntores. Cada disjuntor divide um alimentador, aumentando o numero de saídas de uma subestação. Em São José a obra está acontecendo, incluindo um trecho de rede subterrânea e concluiremos a construção do equipamento de o mês de Junho/2017.

Também está sendo construída uma nova rede desde a subestação de Ponte Nova até São José que trará mais confiabilidade ao sistema elétrico da região. Esta obra será concluída no 1º semestre de 2017.

Na subestação de Areal, que atende ao município de São José, foi efetuada no final de 2016, a troca de um equipamento transformador, cuja capacidade dobrou, de 12,5 MVA para 25,5 MVA. Alem disso, foi construído 7,4 km de uma nova rede alimentadora, melhorando a distribuição da energia desta região.

Em dezembro de 2016, após a formalização da parceria com a cessão de um terreno da prefeitura iniciamos o projeto para a mais importante de todas as obras na cidade: a construção de uma subestação cuja previsão de conclusão é para o ano de 2019. Este tipo de projeto é bastante complexo, requer equipamentos importantes e feitos sob encomenda, obras diversas e liberações ambientais. Nosso compromisso é de manter todas as instituições envolvidas, Prefeitura, Câmara, Ministério Publico, Firjan, além da população que será informada do andamento.

Data de publicação: 17/02/2017