Solenidade de comemoração do Centésimo Nonagésimo Quinto aniversário de Independência do Brasil.

No ultimo Domingo, dia 03/09, aconteceu o desfile cívico em São José. O evento alusivo ao 7 de setembro, demonstra o patriotismo dos nossos atos e nas nossas práticas diárias, tendo respeito pela Nação, mas esse ano nossas escolas trabalharam o resgate do amor e valorização do nosso município. Queremos que a partir desse dia nosso município seja visto, especialmente pelos vale riopretanos, como um lugar a ser amado, respeitado e estimado por toda a sua história e confiança em seu futuro.

Em um breve, porém belissímo discurso a Secretária de Educação Rafaela Teixeira da Silva, ressaltou a importância dos alunos conhecerem a historia do município e de sua determinada escola.

O Prefeito Gilberto Esteves hasteou a bandeira do Brasil ao lado da Secretária de Educação Rafaela Teixeira da Silva e o Presidente da Câmara Municipal Francisco de Lima Bulhões que hastearam a bandeira do Rio de Janeiro e do município. Secretários e Vereadores abrilhantaram o evento com sua presença.

O Esquema das apresentações foi o seguinte:

Entrada da Banda Lira Santa Cecília - toca para o hasteamento da bandeira (hino nacional para hastear a bandeira)

Pavilhão Nacional com os alunos da E. M. Cardeal Dom Sebastião Leme

Entrada da banda do Colégio Estadual Cel. João Limongi

Entrada da E. M. Helena Dolianitti de Souza

A Escola Municipal Helena Dolianiti de Souza localiza-se no Bairro de São Lourenço.

Atualmente tem como gestora a professora Valquíria Borsato Limongi, e conta com uma equipe de 22 funcionários, incluindo o corpo docente e pessoal de apoio. Toda essa equipe tem como meta educar para um futuro melhor.

Reconhecendo a importância das experiências na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, oferece atendimento parcial e integral a 125 crianças de 2 a 5 anos de idade, da Creche à pré Escola.

A Escola tem como finalidade favorecer o desenvolvimento social, intelectual, emocional e físico, através de programas e projetos educativos e culturais. Atende a alunos do bairro de São Lourenço e de comunidades vizinhas, como Pedras Brancas, Palmital, Águas Frias, Paquetá, Pinheiros, Grota Funda, Torrão de Ouro e Tubatão.

Valorizando as diversas atividades econômicas da nossa cidade, a Escola Municipal Helena Dolianiti de Souza destaca na fruticultura, o cultivo do caqui, onde o Município é considerado o maior produtor do Estado e nos últimos anos também vem se destacando na produção de tangerina. E é na nossa comunidade que se encontra o maior polo produtor de tangerina e caqui do município.

Frase apresentada pela escola:

“O que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade.”(Albert Einstein)

Entrada da E. M. Amândio Evangelista do Carmo

A Escola Municipal Amândio Evangelista do Carmo, localizada em Pouso Alegre, atende 230 alunos da Creche ao 5º Ano do Ensino Fundamental, tendo em seu corpo docente 12 (doze) professores, 5 (cinco) funcionários de apoio, 2 (dois) inspetoras e a Orientadora Pedagógica Karla Bittencourt. Gerida pela prof.ª Rosemere Veríssimo, inicia seu desfile com a frase: “Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro” (Augusto Cury).

Sua história começou em 1968, com a iniciativa da comunidade que idealizava uma escola no bairro para que os filhos dos agricultores pudessem estudar mais próximos das suas casas. Após muita luta, o Senhor Nelson Evangelista do Carmo abriu as porteiras da fazenda e fez de sua própria casa um ambiente para que os primeiros BÊ-A-BÁS fossem ensinados as crianças, pelas professoras Florisbela Tardelli Xavier e Dirleia Pereira da Silva.

Sendo um incentivador da escolarização e da cultura, o Senhor Nelson Evangelista do Carmo posteriormente, doou o terreno onde hoje está situada a Escola, que recebeu o nome em homenagem ao seu pai, Amândio Evangelista do Carmo.

Nossa escola recebe além das crianças de nossa comunidade, alunos da localidade de Santa Fé, Sossego da Vovó, Parque Vera Lúcia, Floresta, Valverde e arredores do centro da cidade, em apoio ao atendimento a Escola Aurino da Costa Carvalho que se encontra em obras de melhoria.

Buscando valorizar as experiências, os saberes e fazeres de forma a tornar nossos alunos éticos, críticos e capazes de criar soluções para enfrentar desafios, respeitando e valorizando o aprendizado e as lembranças afetuosas, terminamos com a frase que se encontra no livro, História daEmancipação, do Sr. Celso Rampini do Carmo, que diz: “Quando tudo era sonho, transformou-se em feliz realidade e, assim, valeu a pena acreditar que é possível vencer, transformar e mudar para melhor!”

Entrada da E. M. Domingos José Teixeira

A escola Municipal Domingos José Teixeira, fica situada no bairro de Serra do Capim, atendendo as comunidades do Sertão, Bacia e Serra do Capim, com um total de 45 crianças da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, tem como gestora a professora Carla Benevides Xavier, que conta com o apoio de mais 05.

A comunidade é essencialmente rural na qual sua principal atividade é a agricultura. Assim, alguns alunos trazem algumas de suas riquezas produzidas.

A equipe escolar acredita na parceria entre escola e família como base para um futuro de sucesso.

Nossa Unidade de Ensino teve como grande incentivador o Sr. Sebastião Teixeira que doou o terreno, possibilitando assim a construção da escola, pois tinha plena consciência do valor da Educação e sua importância na vida de toda comunidade.

Demonstrando nosso reconhecimento, trazemos o senhor Geraldo Teixeira e Augusto Teixeira, neto e bisneto do senhor Domingos José Teixeira.

Os nossos sinceros agradecimentos aos irmãos Sebastião e Domingos Manoel Teixeira, por terem acreditado na educação como forma de transformação de um futuro digno para as nossas crianças.

Frase apresentada pela escola:

“O futuro de um povo se constroi a partir da consciência e das ações voltadas à importância e ao poder da educação. Gratidão a Sebastião e Domingos José Teixeira.”

Entrada da E. M. Vicente Morelli

Na época do trem como não havia nome nos bairros e toda esta localidade pertencia à Família Morelli, as pessoas pediam ao maquinista que parasse na "Parada dos Morellis".

Com a extinção da linha ferroviária e a divisão de localidades permaneceu o nome Parada Morelli.

O senhor Vicente Archangelo Morelli, patrono da Família Morelli, foi o doador das terras onde hoje está construída a ESCOLA MUNICIPAL VICENTE MORELLI, cujo nome foi escolhido para homenagear o Sr. Vicente.

A Escola Municipal Vicente Morelli, localizada na ESTRADA SILVEIRA DA MOTTA 14645, atualmente atende 67 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental que residem no bairro Parada Morelli e adjacências. A escola também aderiu ao Programa Novo Mais Educação oferecendo aos seus alunos atividades das áreas pedagógicas de português e matemática, além de oficinas de teatro, futsal e leitura. Seu quadro de funcionários é composto por 4 professoras e 3 merendeiras e pela articuladora, mediadoras e facilitadoras do Novo Mais educação e está sob a direção da professora Flávia Pinto de Oliveira.

Frases apresentadas pela escola:

“Parada Morelli, um século de história vencendo desafios e lutando pelo crescimento.”

“Família Morelli, do patrono à sexta geração, fez desta terra o seu lar.”

Entrada da E. M. Maria Euquépia

A Escola Municipal Maria Euquépia, dirigida pela Professora Sandra Elena Mariano, situada na localidade do Roçadinho, atende às comunidades de Areias, Ventania, Morro Grande, Roçadinho e Glória, com um total de 82 alunos do Pré-Escolar II ao 5º ano do Ensino Fundamental.

As comunidades têm como principais atividades econômicas a avicultura e agricultura, inclusive orgânica, contribuindo na preservação do meio ambiente e oferecendo alimentos mais saudáveis.

A Escola Municipal Maria Euquépia tem sua história fundamentada na senhora Euquépia Maria da Silva, nascida em São José do Vale do Rio Preto no dia 01 de Janeiro de 1912.

De família humilde, não teve oportunidade de frequentar escola, porém mesmo não sendo alfabetizada, era consciente da relevância da educação na vida das pessoas. Assim, no ano de 1947, doou juntamente com seu esposo, uma área de suas terras para a construção da então Escola Municipal Coronel Frederico Pinheiro.

A equipe da Escola Maria Euquépia e toda comunidade lembram com carinho a história dessa mulher que tanto contribuiu para o desenvolvimento da educação na nossa cidade. Com o olhar para o futuro, sabendo da importância do estudo, vislumbrou uma sociedade mais justa através da educação.

Frases apresentadas pela escola:

“Por trás do sucesso econômico do Brasil existem homens no campo, que são a força humana desse país.”

“Nossa gratidão aos trabalhadores do campo que, de sol a sol, alimentam a população de nosso Brasil abençoado por Deus.”

Saída da banda do Colégio Estadual Cel. João Limongi

Entrada da E. M. Irene Lima

A Escola está localizada na Estrada Silveira da Motta, km 13, Rua Irene Lima, Quadra E,nº 14 B, no Bairro de Barrinha. A comunidade surgiu primeiramente com os nomes de Parada Salomão e Servidão Santa Cruz, fazendo referência à Fazenda Santa Cruz pertencente ao Sr. Antônio Lima, que doou o terreno onde hoje funciona a Escola. Foi escolhido o nome Irene Lima em homenagem a sua esposa, que na época havia pedido a construção da escola, sendo inaugurada em nove de maio de 1984, pelo então Prefeito Paulo Rattes.

Hoje a Escola atende às comunidades de Barrinha e Rio Bonito, oferecendo estudo de qualidade do Pré Escolar ao 5º Ano do Ensino Fundamental, aderindo aos Projetos: Novo Mais Educação, Sispéia (Meio Ambiente) e PROERD.

Atualmente a Unidade Escolar atende 150 alunos e conta com a direção da professora Rosilda de Jesus Ribeiro Melo, além de 9 professores, 1 orientador pedagógico, 1 estagiário, 5 monitores do Novo Mais Educação e 7 funcionários de apoio.

O bairro conta com comércios de grande importância local como: Padarias, Mercado Porto MG, Farmácia, Mercearia Du Brasil, e outros.

Destaca-se o abatedouro Andriaves Ltda., de propriedade do Sr. DarcioAndriolo Machado, que aqui se encontra desde 1989, impulsionando o crescimento da comunidade que se destaca pela produtividade e empregabilidade.

Frases apresentadas pela escola:

“Educação gera conhecimento e somente o conhecimento e a união de uma comunidade (Barrinha) pode transformar seu destino e gerar Progresso!” (Janaina Morelli)

“Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.”

Entrada da banda da Escola Estadual Municipalizada Joaquim Vital Vieira

Entrada da E. M. Barão de Águas Claras

A Escola Municipal Barão de Águas Claras, está localizada a Estrada Silveira da Motta, Km 22, no Bairro de Águas Claras, neste município.

Tem como Gestora Romilda Corrêa da Silva Dias. Atende hoje a 170 alunos, matriculados em dois turnos do Pré-escolar ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Foi fundada em 1876, pelo Barão de Águas Claras: Sr. Guilherme Augusto de Souza Leite. Hoje homenageado com um pelotão do Pré-escolar representando seus familiares. Sua esposa, a Baronesa Josefina Werneck de Araújo Franco e seus filhos, Domingos, Lavinie, Eduardo, Leopoldo, Erineu, Otávio e Aroldo. Seus pais, Sr. Domingos de Souza Leite e Sra. Mariana Guilhermina de Araújo Franco e sua sogra, D. Leopoldina Werneck.

“A E. M. Águas Claras, hoje, E. M. Barão de Águas Claras foi a pioneira na introdução da escola mista, onde meninas e meninos passaram a estudar juntos.”

Traz também um pelotão representando as gestoras quepassaram pela sua equipe.

Em 2011, a escola sofreu muitas perdas com a enchente, mas com garra e determinação venceu os obstáculos e hoje, continua com a missão de oferecer uma educação que contribua para a formação integral do cidadão, promovendo o desenvolvimento social e cultural dos educandos, acreditando queas ferramentas indispensáveis neste processo é a união da Família com a Escola. Pois, “A Educação é o único caminho para emancipar o homem e mudar o mundo.”

Entrada da E. M. Maria Emília Pereira Esteves

A Escola Municipal Maria Emília Pereira Esteves é localizada entre os bairros de Valverde e Boa Vista. Atualmente está atendendo 288 alunos, da Educação Infantil ao 5º Ano de escolaridade. Neste ano, as Escolas Aurino da Costa Carvalho e São José do Vale do Rio Preto passaram a integrar esta unidade. Neste momento, atende diversas comunidades e está sob a direção da professora Ivone Rampini de Oliveira Figueiredo.

A localidade é considerada calma, ativa religiosamente, bastante povoada e apresenta diferentes atividades econômicas: padarias, oficinas mecânicas, lojas diversas, mercados, prestadores de serviços, posto de combustível, criação de frangos e abatedouro, além de plantações agrícolas.

O nome da unidade, E. M. Maria Emília Pereira Esteves, é uma homenagem à professora que tanto se dedicou à educação do povo vale riopretano, bem como suas ações em diferentes atividades sociais. Suas principais características como educadora foram: comemorações com verdadeiro senso cívico, dramatizações, atividades culturais e especial relação de respeito para com as famílias.

Ângela Maria Esteves Cabral, sua única neta, nos honra em desfilar com seus filhos Ângelo e Renata e suas netas.

Assim, ficam nossos agradecimentos aos seus descendentes, bem como à professora Maria Emília pelo exemplo e dedicação em prol da educação de nosso município.

Frases apresentadas pela escola:

“A grandeza de um novo Município não depende da extensão de seu território, mas do caráter de seu povo.” (Antônio José de Araújo)

“Nossa homenagem à professora Maria Emília, exemplar educadora, incentivadora da cultura e arte em São José.” (Equipe Maria Emília)

Entrada da E. M. José Affonso de Paula

A Escola José Affonso de Paula, localizada na comunidade de Contendas, atende 404 alunos da educação infantil ao 9º Ano do ensino fundamental. A unidade escolar tem como gestor o professor José Adílson Gonçalves Priori e como Gestora-Adjunta a professora Sandra Carvalho dos Santos.

A Escola vem homenageando o Município pela passagem de seus trinta anos de Emancipação. Agradecemos a todos que, de uma forma ou de outra, contribuem para que possamos colocar sentido em tudo o que realizamos, pois como dizia nosso grande mestre Paulo Freire: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.”

E foi assim que “Do olhar empreendedor, do espírito comunitário de José Affonso de Paula que nasce a Escola Municipal José Affonso de Paula, um dos patrimônios de nosso município.”

“Compete a nós continuar lutando para alcançar a transformação do nosso Município e os objetivos do nosso povo, assegurando a toda a comunidade, os direitos de desfrutar: educação, saúde, habitação, trabalho, lazer e uma melhor qualidade de vida!”

Entrada da E. M. Cardeal Dom Sebastião Leme

A Escola Municipal Cardeal Dom Sebastião Leme está localizada na área rural do Município de São José do Vale do Rio Preto, atendendo toda a zona rural do Bairro de São Lourenço e também aos bairros periféricos, região onde se produz ponkan, chuchu, caqui, legumes e hortaliças.

O bairro de São Lourenço tem destaque também, no crescimento imobiliário sendo por isso, uma região promissora do município.

A primeira escola foi inaugurada aos 9 dias do mês de abril do ano de 1961 e funcionava em um quartinho na Venda do Córrego, pertencente à Fazenda Boa Vista de propriedade do Dr. Milton Freitas de Souza, sem ser cobrado nenhum aluguel. O primeiro nome da escola era E. M. Venda do Córrego.

Os fundadores da escola foram o profº. Hilvo Lagreca, juntamente com o Sr. Domingos José Teixeira.

Por Ato de Denominação do Exmo. Senhor Prefeito do Município de Petrópolis, Dr. Nelson de Sá Earp, em 11 de julho de 1961, a E. M. Venda do Córrego passou a chamar-se E. M. Cardeal Dom Sebastião Leme em homenagem a Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, segundo Cardeal Brasileiro, tendo sido Arcebispo de Olinda e Recife e Arcebispo do Rio de Janeiro.

Atualmente a escola possui 283 alunos distribuídos do 1º ao 9º ano , tendo em seu quadro administrativo os Professores Achiles José do Nascimento como Diretor Geral e o Professor André LuisRiggoCazadio, como Diretor Adjunto. Conta ainda, com 23 professores e 12 colaboradores.

Preocupada com a formação educacional dos seus alunos, a unidade desenvolve diversos projetos pedagógicos buscando integrar a comunidade à escola, como o Projeto “Gentileza gera gentileza” e o premiado projeto de alimentação “Da germinação ao reaproveitamento”, vencedor da Feira de Ciências e Tecnologia em 2016, no Município e no Rio de Janeiro e indicado a participar na Feira Internacional de Ciência, em Recife – Pernambuco, em novembro de 2017.

Frases apresentadas pela escola:

“A preocupação com as nossas crianças é como a do produtor que cuida da semente ao fruto.”

“São Lourenço: semeando os frutos do amanhã!”

Entrada da E. M. Santa Isabel

Quando comemoramos 30 anos de vitória do SIM, no plebiscito de 07 de setembro de 1987, que garantiu a São José do Vale do Rio Preto sua emancipação político-administrativa do Município de Petrópolis, a Escola Municipal Santa Isabel, localizada em Jaguara, se faz presente.

Tendo iniciado suas atividades em uma pequena sala ao lado da Igreja, firmou-se como ambiente escolar com a construção, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, de um mini CIEP-Centro Integração de Educação Pública, para atender alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A Unidade Escolar cresceu e passou a oferecer também os Anos Finais do Ensino Fundamental, o que levou a comunidade a pleitear a construção de uma nova Unidade que pudesse abrigar com conforto e dignidade os alunos de Jaguara, bem como das comunidades vizinhas. Este sonho se tornou realidade graças aos recursos próprios da municipalidade, que reconhece a necessidade de oferecer condições dignas aos alunos da região.

Atualmente, sob a direção das Professoras Adriana de Fatima Magrani e Laurineia de Fátima Pereira Duarte, a Escola Municipal Santa Isabel atende a 560 alunos e é composta por 59 Funcionários que, em conjunto com a comunidade escolar, oferecem garantia de um aprendizado dinâmico e centrado nos princípios educacionais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Proposta pelo Governo Federal.

A construção de um prédio novo para abrigar a demanda de alunos, juntamente com a reforma do casarão anexo, refletem o espírito emancipacionista na visão de um futuro estruturado e que somente foi possível graças à coragem daqueles que depositam sua confiança no SIM há trinta anos.

Frases apresentadas pela escola:

“COM ESFORÇO E DEDICAÇÃO, ALCANÇAMOS O SUCESSO!”

“NOVA ESCOLA MUNICIPAL SANTA ISABEL:UMA GRANDE CONQUISTA PARA A COMUNIDADE.”

“O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DE SEUS SONHOS.” (ELEANOR ROOSEVELT)

Entrada da E. M. Prefeito Bianor Martins Esteves

A ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO BIANOR MARTINS ESTEVES atende 801 alunos e conta com 65 funcionários, entre professores, pessoal administrativo e de apoio. Organizada em três turnos, oferece o Ensino Fundamental I nas turmas de4º e 5º anos, Fundamental II e a Modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, da II fase à IX Fase, além do Novo Mais Educação.

Tem como gestoras as professoras Isabel Cristina Teixeira Telles e Andreia Rodrigues Pacheco Carvalho.

Nossa Unidade Escolar tem o privilégio de ter como patrono o Sr. BIANOR MARTINS ESTEVES, homem íntegro, futurista, que sempre participou ativamente de movimentos políticos, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, tornando-se assim o primeiro prefeito de nossa cidade,com ações importantíssimaspara a implantação de uma boa administração municipal, o que com muita luta conseguiu objetivar, pois grande foi o seu LEGADO, não apenas como homem público, mas também na formação familiar, onde suas filhas Ilbelis e Eny seguiram seu exemplo de doação de trabalho para a cidade, estando as duas frente à Secretaria de educação em tempos diversos.

A educação tem como função promover estratégias que efetivem a formação do cidadão e, consequentemente, a prática da cidadania. Nesta prática, a Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves procura implementar e realizar projetos que envolvam não apenas a Comunidade Escolar como toda a comunidade local, numa perspectiva de socialização e parceria, objetivando a transdisciplinaridade.

A escola como uma instituição precisa saber que deve formar sujeitos que possam inserir-se na sociedade de modo a modificá-la positivamente. Se é para a sociedade que a escola forma o indivíduo, logo conclui-se que ambos, ambiente escolar e meio social devam manter uma relação de reciprocidade para o bom andamento da educação. Por isso tem-se a percepção de que há a necessidade de uma mútua colaboração entre a esfera social e a dimensão escolar, principalmente, em relação ao meio externo do local a que a unidade de educação pertence.

Frases apresentadas pela escola:

“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. EDUCAÇÃO É TRANSFORMAÇÃO! DIVERSIDADE É INTEGRAÇÃO!” (A. D.)

“Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje deixaremos um amanhã melhor. BIANOR, um legado histórico!!!” (A. D.)

Entrada do Clube Os Desbravadores (Areal/São José do Vale do Rio Preto)

Entrada do GRAVT (grupamento de resgate que capacita pessoas para agir em qualquer tipo de acidente e desastre natural)

O gravt foi fundado em 2013 na cidade de Teresópolis, após seu fundador, Luciano Fernandes ( Luciano socorrista), observar que após a tragédia de 2011, muitos profissionais da área de saúde, quanto os leigos, tinham dificuldades para atuar em ambientes fora do hospital e em situações de emergência, no caso dos leigos, os primeiros socorros são fundamentais para que mais vidas sejam salvas, no caso da tragédia que assolou nossa região, muitos queriam ajudar mais não sabiam como. Surgiu então o gravt, grupamento de resgate anjos da vida de teresopolis, que hoje estátambém em São José com sua equipe de voluntários todos moradores da cidade e formados em turmas desde 2015 quando o gravt veio para são José.

Nosso objetivo é aplicar o curso de formação socorristas para todos os que têm interesse em entrar para a área de socorro bem como os profissionais que já atuam na área de saúde. O período do curso é de 90 horas, sendo opcional uma vez por semana em 4 meses ou em finais de semana o dia todo.

Data de publicação: 06/09/2017

Compartilhe!