A 2ª Delegacia do Serviço Militar através da Junta de Serviço Militar 064 na ultima sexta feira dia 15 de setembro de 2017 realizou a solenidade de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação e Compromisso de Juramento à Bandeira Nacional, para os jovens que foram dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial, no município de São José do Vale do Rio Preto-RJ, assim como justa e merecida homenagem ao falecido Secretário e Servidor Ângelo de Oliveira Guerra.

A Cerimônia deu inicio ás 10 horas da manhã, na quadra do Centro Pastoral Monsenhor Sergio da Paróquia de São José foi presidida pelo Delegado do Serviço Militar, Primeiro Tenente Marcos Antônio de Paula, e coordenada pelo Secretário Carlos de Oliveira Limongi da 064 Junta de Serviço Militar. Na solenidade encontravam presentes o Presidente da Junta de Serviço Militar o Senhor Prefeito Municipal Gilberto Martins Esteves, o Chefe da 2ª Circunscrição de Serviço Militar Senhor Coronel Fabio dos Anjos Cruz, o Presidente da Câmara Municipal Senhor Francisco Lima Bulhões, O Secretário da 2ª Delegacia e da Junta de Serviço Militar de Petrópolis o Dr. Carlos Alberto Dias, Secretário da Junta de Serviço Militar de Guapimirim o Senhor Marlos Ulrich, Vice-Prefeito Senhor Marcelo de Souza Bagio, chefe de Gabinete Senhor Adriano Martins de Oliveira, a Secretária de Educação Senhora Rafaela Teixeira da Silva, Secretário de Turismo Senhor Marcelo Tavares Esteves, Vereador Senhor Felipe Machado Cairo Baltazar, Vereador Senhor Marcelo Rabelo Neves, Vereadora Senhora Renilda Pereira Gonçalves, Vereadora Senhora Josélia dos Santos. Abrilhantou a Cerimônia o Comandante do Tiro de Guerra de Teresópolis o Senhor Subtenente Luciano da Silva Costa comandando a Guarda Bandeira com demais 16 soldados. Foi realizada a homenagem ao falecido Secretário e Servidor Ângelo de Oliveira Guerra ao qual além das justas e devidas falas das autoridades presentes, foi entregue pelo Senhor Coronel Fabio dos Anjos Cruz a placa homenageando o Secretário Ângelo a sua filha Blenda Ferreira Carneiro de Oliveira Guerra. Antes de receberem o CDI – Certificado de Dispensa, todos prestaram o Juramento à Bandeira. O Prefeito Municipal Gilberto Martins Esteves como Presidente da Junta de Serviço Militar realizou a primeira entrega de CDI ao jovem Elias França dos Santos. O CDI é documento necessário para admissão em processos seletivos de empresas, como também para quem deseje prestar concursos públicos. A cerimônia cumpre protocolo militar e foi aberta ao público, principalmente aos familiares dos jovens dispensados. Os jovens, embora dispensados, devem ficar de sobreaviso, caso o Serviço Militar, venha precisar de todo seu efetivo. Em casos de guerra ou grandes catástrofes, são esses reservistas que serão convocados para ajudar as Forças Armadas do Brasil.

Data de publicação: 21/09/2017