Recentemente, na Praça João Werneck, recebemos o Projeto Ciência Sob Tendas para fechar com chave de ouro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tendo em vista que durante toda aquela semana foram apresentados trabalhos relacionados em todas as E...

Recentemente, na Praça João Werneck, recebemos o Projeto Ciência Sob Tendas para fechar com chave de ouro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tendo em vista que durante toda aquela semana foram apresentados trabalhos relacionados em todas as Escolas Municipais. A UNIFESO esteve presente com alunos do curso de Farmacia, Biologia, entre outros cursos para complementar ainda mais o evento.

O Ciências Sob Tendas é um programa de extensão da Universidade Federal Fluminense que tem como objetivo divulgar ciências da natureza de forma lúdica e interativa através de oficinas temáticas. Uma boa parte da população tem dificuldades em estabelecer correlações dos eventos do seu cotidiano com os conhecimentos científicos, de maneira a ajudá-las a compreender ou resolver determinadas situações ou problemas que se apresentam a elas. Assim, cabe às atividades de difusão e popularização científica o importante papel de informar e até mesmo educar cientificamente o cidadão brasileiro através dos mais variados processos de comunicação científica Desta forma, o projeto museu itinerante Ciências Sob Tendas visa contribuir para a alfabetização científica propiciando a sensibilização e compreensão pública da ciência e da tecnologia através do desenvolvimento de oficinas lúdicas, criativas e interativas, apresentadas em espaços públicos não convencionais.

As oficinas que estiveram presentes no local foram:

Oficinas Anatomia comparada entre ser humano e porco: Os participantes tiveram a oportunidade de tocar em peças plastinadas de porcos e humanos, e experienciar a comparação de diferentes órgãos desses seres tão parecidos biologicamente, com a explicação e atenção de monitores do curso de medicina da UFF.

Microscopia: Os participantes tiveram a oportunidade de observar em quatro microscópios lâminas com cortes histológicos importantes, como de retina, encéfalo, entre outros. Esta oficina terá o acompanhamento de monitores dos cursos de biologia e biomedicina.

Arte com o cérebro (picolé de cérebro e capacete do cérebro): Os participantes tiveram a oportunidade de soltar a imaginação e pintar com tinta um cérebro de gesso em miniatura, e com giz de cera pintar um capacete montável de papel e levar ambos consigo para desfrutar das recordações e aprendizados obtidos.

Braille: Os participantes tiveram contato com esse código de escrita tão importante para a inclusão social, expondo-os à experimentação da necessidade de atenção ao tato na falta da visão, além de sensibilizá-los para a importância desse importante instrumento de inclusão social.

Biotecnologia: Os participantes tiveram a oportunidade de manipular um modelo de estrutura de DNA e compreender sua importância e forma, tão faladas na mídia e pouco exploradas nos currículos escolares.

Atenção e movimento: Os visitantes participaram de uma partida de vídeo game sem a utilização de um Joystick e avaliar o seu desempenho ao realizar a mesma atividade em conjunto com outra, explorando a importância da atenção para o aprendizado e para a rotina.

Luz tinta ação: Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a mistura das cores primárias em tinta e em luz, e observar a diferença entre os resultados obtidos discutindo-os com um monitor de física.

Sensoriais: Os participantes tiveram a oportunidade de explorar objetos com todos os sensoriais, menos a visão, e explorar as possibilidades da percepção como um todo.

Data de publicação: 13/11/2017

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